Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Florada das Ameixeiras no Leste Chinês

1 de março de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002As ameixeiras (ume em japonês) possuem uma beleza distinta das cerejeiras (sakura em japonês), estas mais conhecidas pela intensidade de sua florada, que são posteriores.

Foto tirada em Najing, e distribuída pela agência Xinhua

A aproximação da primavera na Ásia é anunciada pela florada das ameixeiras que costuma ocorrer quando a neve ainda está presente no ambiente, antecedendo a das cerejeiras que explodem em grande quantidade. Ficam extremamente bonitas mesmo numa árvore isolada num jardim, ainda que a quantidade de flores seja menor do que as das cerejeiras.

Costumam ser mais duradouras, permitindo que sejam apreciadas de forma diferente, provocando uma introspecção sobre as inexoráveis mudanças e o transcorrer do tempo que não podem ser evitados, também para os seres humanos, na sua convivência com a natureza.

Os povos que ainda não estão dominados pelas dinâmicas dos afazeres das grandes metrópoles, podendo viver nas florestas, sabem apreciar melhor a natureza e suas lições, não se restringido aos asiáticos. Mesmo nos confins da Amazônia, os xamãs conseguem aprender das plantas e dos animais o que os seres humanos que se chamam civilizados estão esquecendo.

Ao apreciar uma flor de ameixeira haveria uma oportunidade da reflexão da mesma natureza, mostrando que os seres humanos estão exagerando nos danos causados à natureza, que têm o seus preços que acabamos pagando coletivamente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: