Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Tentativas da Índia de Alto Crescimento

7 de março de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image001Quando o partido de Narenda Modi ganhou as eleições na Índia, muitas esperanças foram aventadas pelas suas preferências ideológicas de um desenvolvimento liberal, mas aquele país continua enfrentando problemas para a manutenção de um elevado crescimento por rivalizar com a China, tendo que caminhar pragmaticamente para seu desenvolvimento agrícola.

Foto constante do artigo do Nikkei Asian Review, que mostra o empenho dos agricultores indianos

Um artigo publicado por Takafumi Hotta no site do Nikkei Asian Review mostra que, no orçamento da Índia de 2016 a ser aplicado em abril próximo, o a merecer maior prioridade foi a agricultura, com um crescimento de 84% em relação ao ano anterior. Apesar do premiê Narendra Modi perseguir um crescimento mais elevado que o da China com um desenvolvimento industrial, o fato concreto é que ele está enfrentando dificuldades para o seu programa com o objetivo de ampliar a produção industrial local, visando inclusive às exportações, além dos pesados investimentos em infraestrutura carente naquele país.

Este tipo de dificuldades está se registrando em todos os países emergentes que pretendem um desenvolvimento acelerado, mas as atuais condições externas e internas não facilitam mesmo os programas mais ousados, fazendo com que a produção de alimentos se torne importante num país que conta com uma elevada população e carência de áreas para o desenvolvimento de uma agricultura extensiva. As pesquisas estão se concentrando no aumento da produtividade de uma série de produtos agrícolas, o que demanda tempo.

A produção de arroz na Ásia está sendo beneficiada pelas pesquisas efetuadas nas Filipinas, com variedades mais produtivas em condições diversas. Mas a Índia necessitará de uma diversificação, além de um sistema de agrobusiness que caminhe tanto para a industrialização como para escoamentos para o exterior.

A oposição política da Índia veio apontando que o governo não se preocupava com as iniciativas locais da agricultura, conseguindo empolgar algumas vitórias localizadas, num país que apresenta uma acentuada diversidade regional. O governo anterior da Índia já tinha pretendido o crescimento agrícola, mas é preciso admitir que a introdução de novas técnicas não seja tarefa fácil.

Existem preocupações que as ênfases passadas para o desenvolvimento industrial e urbano reduzam as áreas voltadas para a agricultura, e críticas para gastos na agricultura que nem sempre dão os resultados esperados. As disputas econômicas acabam tendo consequências políticas, sendo de grande complexidade num país como a Índia.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: