Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Demanda de Chefs de Sushi Aumenta Escolas no Japão

18 de março de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image001Quando no passado o aprendizado sobre os sushis ocorria filando a prática dos veteranos, a atual demanda explosiva de profissionais no Japão, decorrente das Olimpíadas de Tóquio, e a do exterior estimula a criação de “escolas” que tentam usar práticas aceleradas de execução.

Um instrutor demonstra o preparo do polvo durante uma aula na Tokyo Sushi Academy, na foto constante do artigo no Asahi Shimbun

Um artigo elaborado por Hideki Murakami e publicado no Asahi Shimbun informa que muitos cursos estão em funcionamento no Japão para atender a demanda de profissionais para o preparo de sushis, tanto para atender aos turistas no Japão como para preparar profissionais que atuam no exterior, notadamente no Sudeste Asiático.

As práticas antigas estão aumentando os prestígios de escolas que proporcionam aprendizados com a prática nas execuções, além de conhecimentos gerais de culinária. Instituições de Osaka estão aumentando dependências em Tóquio como em outras cidades japonesas. Os japoneses estão exportando peixes e profissionais para o exterior.

Os grupos que frequentam estas aulas não são numerosos e compostos de pessoas de diversas idades. Metade deles espera trabalhar no exterior. A Tokyo Sushi Academy preparou, desde 2002, mais de três mil profissionais, o que é muito. Já está se preparando para abrir cursos até no exterior, como Cingapura.

Alguns pretendem abrir seus próprios estabelecimentos. Eles sabem que para terem qualidade precisam “roubar” conhecimentos dos mais experientes. Existem diversas organizações originárias de grandes cidades japonesas, tendo algumas diferenças locais nos seus estilos.

Estes cursos costumam estar divididos em partes durante o ano e não são tão longos como desejáveis. Proporcionam os conhecimentos básicos, mas será na prática que os alunos aperfeiçoarão suas técnicas.

Apesar de concentrados nos sushis, as aulas acabam abrangendo conhecimentos do chamado washoku, ou seja, culinária japonesa.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: