Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Gastronomia Permite Criatividade no Bom Sentido

1 de março de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

imageUma matéria publicada no Valor Econômico mostra que a criatividade pode ser utilizada no bom sentido, caminhando para a simplicidade, pratos leves e ingredientes da estação, inspirada na culinária japonesa, com base na tradição francesa.

O chef Jérôme Banctel, do restaurant Gabriel, ganhou duas estrelas do Michelin de uma vez, um evento raro

Jérôme Banctel trabalhou escoltando nomes famosos como Christian Constant, Bernard Pacaud e Alain Senderens, segundo matéria elaborada por Adriana Ferreira Silva e publicada no Valor Econômico, sabendo que as estrelas do Michelin não é tudo, mas ajuda muito. O seu restaurante Gabriel fica no famoso Hotel La Reserve, um dos mais conhecidos de Paris.

Ele informa que a ideia de sua culinária é criar um lugar onde as pessoas possam comer todos os dias, com receitas saborosas, elaboradas com produtos de qualidade, vendidas a preços acessíveis oferecidas num ambiente com serviço atencioso. Mas é possível avaliar que não é exatamente assim, pois está localizado num dos mais badalados hotel de Paris.

image

A matéria informa que ele é adepto da culinária contemporânea e busca inspiração na japonesa, mas não se volta para sushis e suas variações. Parte da tradicional culinária francesa que obsorveu de chefs consagrados, mas faz pratos leves, com pouco creme, e centrados nos ingredientes da estação.

Utiliza o missô para marinar o pigeon (tipo de pombo), utiliza o sakura como recheio de branquette de vitela. Inspira-se na ideia de um artista efêmero que precisa criar todos os dias, como combinações de raízes com carnes, um pato marinado com mel (parece mais chinês) na forma de barbecure. Aparenta ser uma verdadeira fusion.

Outros chefs são citados na matéria, mostrando uma variedade de formações que estão se destacando em Paris, alguns com culinárias baratas, apresentando novatos misturados com nomes consagrados. Mostra a profusão de influências que estão sendo aproveitados por criativos chefs, utilizando consagrados conhecimentos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: