Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inovações Gastronômicas Que Começam no Havaí

4 de março de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002Muito antes das inovações gastronômicas nos Estados Unidos chegarem à Califórnia, proveniente da Ásia e do Pacífico, já tinham raízes no Havaí e acabaram chegando até Nova Iorque. Esta história parece estar se repetindo.

Foto do poke publicado no site da Bloomberg, que começou em Havaí, e já chegou à Califórnia

Muito antes do Nobu tornar-se famoso na Califórnia, para depois se instalar em Nova Iorque, de onde estendeu sua rede pelo mundo, já havia alguns chefs nipoamericanos com influências oriundas do Havaí para se consolidarem nas famosas escolas de culinária da Costa Oeste dos Estados Unidos. Experimentei alguns dos seus restaurantes.

Agora, seguindo a mesma tendência de pratos mais econômicos, com influências do ceviche e de outras do Pacífico, informa-se que entrou em moda o conhecido como poke, famoso pela combinação de peixe cru com frutas como a manga, utilizando gengibre, com molhos ponzu, bem como os grãos de sésamos, podendo também conter um pouco de salsa e cebolinhas.

Como consta da matéria divulgada pelo site da Bloomgerg, a aparência fica agradável sendo conveniente para as áreas tropicais onde predominam o clima quente. Fácil de preparar, deve chegar rapidamente ao Brasil, onde também as influências vindas do Pacífico, principalmente do Peru, estão fazendo sucesso. Só que os peixes das águas mais frias nem sempre estão disponíveis no Atlântico, mas os consumidores locais não conseguem diferenciar estes produtos.

Na realidade, difundem-se pelo mundo produtos alimentícios mais baratos e saudáveis. Dão maior importância para os seus componentes que precisam ser frescos e proporcionem o sabor de preferência dos consumidores, que estão se tornando exigente, como também ocorrem na Europa.

Como no Brasil procura-se copiar o que faz sucesso no exterior, os nossos chefs certamente aproveitarão o prestígio das influências japonesas e poderão incorporar rapidamente estes conhecimentos, podendo beneficiar os consumidores brasileiros devido as amplas disponibilidades de frutas e vegetais, que podem ser aproveitados.

O que se percebe é a existência de uma grande criatividade na culinária mundial, aproveitando os novos ingredientes que estão ficando disponíveis, permitindo combinações destacando seus sabores como proporcionando uma aparência apetitosa, visando sempre contribuir para a saúde dos consumidores.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: