Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Promoção Cultural do Japão no Exterior

8 de março de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image001Um artigo elaborado por Marcelo Lima informa no site do Estadão sobre a Casa do Japão, que será inaugurada em 2017 na Avenida Paulista, São Paulo, devendo ser a segunda depois da de Paris. Visaria apresentar o Japão contemporâneo para os brasileiros, tendo sido decidido quando da visita do primeiro-ministro Shinzo Abe ao Brasil.

A Casa do Japão, projeto de Kengo Kuma, a ser implantado na Avenida Paulista em 2017, segundo ilustração publicada no artigo do Estadão

Informa-se que o projeto é do reconhecido arquiteto Kengo Kuma, sendo que a direção artística da Casa do Japão será do designer Kenya Hara. Ele informa que os brasileiros conhecem pouco do Japão contemporâneo, que será apresentado neste edifício especial de 2.500 metros quadrados em três andares na Avenida Paulista, em frente à Casa das Rosas. Alguns poucos privilegiados puderam conhecer alguns exemplos no Japão.

Haverá uma praça interna com um jardim, e um espaço multiuso para 150 participantes. Não haveria separação de ambientes, usando a antiga técnica japonesa com divisões quando necessário, também numa versão atualizada.

clip_image003

Haverá uma biblioteca com muitos livros informando sobre o Japão, ilustração constante do artigo do Estadão

Tudo foi planejado para refletir o que ficou consolidado na cultura japonesa ao longo dos anos. Gastronomia, história, negócios, design, robótica, engenharia, inovação urbana, mobilidade, tudo estará presente. Os japoneses possuem uma especial habilidade para aproveitar pequenos espaços. A concepção do design será atualizada, procurando transmitir o que foi consolidado em termos culturais ao longo do tempo no Japão. O designer japonês Kenya Hara

Certamente, alguns aspectos gerarão polêmicas, e muitos com posições tradicionais poderão ficar assombrados com o que estará sendo apresentado. Vamos aguardar com grande expectativa esta Casa do Japão.


2 Comentários para “Promoção Cultural do Japão no Exterior”

  1. Luis Maruta
    1  escreveu às 08:44 em 9 de março de 2016:

    Julgo que será mais um marco reforçando a importância do relacionamento Brasil-Japão.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 17:08 em 11 de março de 2016:

    Caro Luis Maruta,

    Acredito que poderá ser algo importante. Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: