Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Chefs Japoneses em Paris

7 de abril de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Na atual onda mundial de notícias pouco alvissareiras, a gastronomia passa ser um tema confortante, pois se trata de superar com criatividade e dedicação os desafios para apresentar algo novo, com base no que há de mais tradicional.

Sota Atsumi, do Clown Bar, é um dos japoneses que fazem sucesso em Paris, segundo Oliver Strand, do The New York Times

Um artigo publicado por Oliver Strand, originalmente no The New York Times, foi republicado em português no suplemento Paladar do jornal O Estado de S.Paulo. Ele se refere a um grupo de chefs japoneses que estão fazendo sucesso em Paris, apresentando suas criações para os parisienses, passando a ser conhecidos como japarisiennes. Não se trata nem de culinária japonesa nem de fusion, mas de culinária francesa, que dominaram com persistência e baseado no capricho japonês.

Quem teve o privilégio de conhecer o que os chefs japoneses fazem no Japão com a culinária francesa acaba ficando abismado. Com menos uso de manteiga e de açúcar, conseguem pratos leves que aparentam aperfeiçoamentos sobre uma base tradicional, dando uma versão moderna. Muitos deles se transferiram para a França, ou Paris especificamente, e conseguiram trabalhar anos nos mais famosos restaurantes franceses, com chefs consagrados. Agora, sentem-se em condições de voos solos, em pequenos restaurantes que fazem sucesso, conseguindo ser reconhecidos até por guias consagrados.

Um dos destaques seria um mil folhas de maçã do chef Katsuaki Okiyama, do restaurante Abri, ou o arroz doce do chef Sota Atsumi, do Clown Bar, só para citar dois exemplos. Sabe-se que a tradição japonesa é de sabores sutis com apresentações dignas de serem apreciadas pelos olhos. Entre os mais tradicionais da culinária francesa, existem pratos que absorvem muito bem estas características, que só são obtidas com uma longa prática, com muitas tentativas e erros.

clip_image004

Algumas criações do Chef Katsuaki Okiyama

Como tudo isto acaba sendo combinado com a atmosfera parisiense, onde os vinhos adquirem grande importância e um bom jantar envolve desde uma boa entrada até ser finalizada com uma sobremesa, é uma curiosidade que vale a pena se tentada, na primeira oportunidade a se apresentar.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: