Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Excesso de Alimentos no Mundo Provoca Obesidades

3 de abril de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

Lamentavelmente, um artigo publicado no site da Bloomberg, com base nas pesquisas publicadas na revista científica Lancet, informa que está aumentando a obesidade no mundo por excesso de alimentos nos últimos 40 anos.

clip_image002

Gráfico publicado no artigo do site da Bloomberg

O artigo elaborado por John Tozzi, com a nova análise publicada na revista científica Lancet, informa que, nos últimos 40 anos, os adultos obesos eram de 105 milhões em 1975 e passaram para 640 milhões. Se esta tendência continuar até 2025, um quinto dos adultos serão obesos. Os alimentos baratos e o aumento da renda explicam estas tendências, segundo Majid Ezzati, do Imperial College London, o autor sênior dos estudos. Isto aumentará o número de diabetes, doenças do coração e outras moléstias crônicas.

Isto vem acontecendo há mais tempo entre as mulheres, mas há indicações que mais recentemente os homens estão acelerando na obesidade.

clip_image004

As mulheres registram obesidades há mais tempo que os homens, segundo gráfico do site da Bloomberg

clip_image006

A obesidade entre os homens está aumentando rapidamente, segundo gráfico da Bloomberg

Estes dados ainda não ocorrem em países pobres, como os da África ou do Sudeste Asiático, sugerindo que a melhoria na alimentação é mais acentuada nos países que elevaram suas rendas, e onde alimentos ricos em gordura são mais consumidos.

Nenhum país ainda encontrou uma forma eficiente para reduzir a obesidade, e, pior, o que vem acontecendo é seu aumento em casos extremos. Os especialistas indicam que a meta de sua redução até 2025 vai exigir medidas mais drásticas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: