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Arte do Século XVI Sobre a Ida dos Japoneses Para a Europa

8 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Alguns conceitos que o Japão estava totalmente isolado do resto do mundo no Século XVI estão sendo reformulados com os acervos existentes de documentos e pinturas de interesse não só dos japoneses como de estrangeiros, que serão exibidos no exterior.

Retrato de Ito Mancio (1569-1612), que teria visitado Veneza em 1585, está sendo exposto no Japão e deverá também ser exibido no exterior

O que a maioria dos japoneses e estudiosos da história do Japão acreditava é que durante o período quando se pensava erradicar o cristianismo daquele país, o país estava restrito a um entreposto dos holandeses para os contatos com o resto do mundo. No entanto, documentos japoneses e italianos, que estão sendo apresentados numa exposição no Tokyo National Museum, em Ueno, com o patrocínio do Yomiuri Shimbun, mostram que uma missão japonesa esteve em Veneza em 1585, deixando documentos e pinturas a serem apresentados também no exterior.

O destaque da mostra é um retrato de Ito Mancio (1569 a 1612), que foi com outros numa missão a Veneza, onde chegou em 1585. Eles eram adolescentes e foram enviados por três daimyos cristãos de Kyushu, mesmo sendo da atual Oita.

Os documentos descobertos e preservados na Itália e no Japão mostram que estes japoneses foram bem recebidos, sendo objetos de pintura e presenteados com tecidos preciosos e copos de vidro artesanais. As pinturas foram feitas por Jacopo Robusti Tintoretto (1519-1594), um famoso pintor da época. O retrato de Ito Mancio foi descoberto em 2009 quando foi feito um inventário dos trabalhos de Tintoretto, mas tudo indica que foram retocados pelo seu filho Domenico (1560-1635), o que era comum na época, mas as autenticidades estão comprovadas por exames de raios X. A atual exposição no Tokyo National Museum de Ueno leva o título de “O recém-descoberto Retrato de Ito Mancio, um embaixador japonês na Europa”, e é o primeiro a apresentar este retrato historicamente expressivo.

Também está exposto um livro intitulado “A respeito da viagem de quatro jovens japoneses a Roma”, quando Ito Mancio e seus companheiros foram à Livorno, onde também foram recebidos entusiasticamente. Este livro está sendo considerado uma propriedade cultural importante. A missão retornou ao Japão em 1590, quando o clima com relação ao cristianismo tinha mudado radicalmente no país, com o expurgo dos missionários jesuítas em 1587 e a proibição cogitada do cristianismo, que ocorreu em 1614.

Da exposição consta também uma “Madonna”, um retrato da Virgem Maria, outra propriedade cultural importante, que é uma pintura levada para o Japão em 1708, pelo missionário italiano Giovanni Battista Sidotti (1667-1714), quando o cristianismo estava proscrito naquele país, que está descrito num outro artigo postado neste site.

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                               Retrato da Madonna constante do artigo no Yomiuri Shimbun

Os ossos encontrados numa escavação, possivelmente do missionário italiano Giovanni Battista Sidotti, estas pinturas e os documentos preservados mostram o interesse do publico sobre a história do Japão daquela época.



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