Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Avanços da Telemedicina nos Cuidados Médicos

28 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002A telemedicina sempre foi uma promessa de sensível melhoria nos atendimentos relacionados com a saúde e existem os primeiros indícios dos seus avanços para uso prático, ainda que perdurem muitos problemas. O assunto consta do artigo de Melinda Beck, publicado no The Wall Street Journal.

Ilustração constante do artigo publicado no The Wall Street Journal

Todos sabem que a telemedicina vem sendo usada por profissionais de medicina e hospitais, bem como outras entidades auxiliares dos serviços de saúde. Os Médicos Sem Fronteira, que atuam em países em condições precárias, enviam informações pela internet para receberem orientações úteis para seus trabalhos onde não se dispõem de especialistas para muitas situações. Muitos médicos solicitam segundas opiniões dos seus colegas sobre seus diagnósticos e pacientes estão interligados com seus médicos para acompanhamento da evolução do seu quadro.

Os problemas que parecem preocupar a muitos é a remuneração pelos trabalhos efetuados, bem como a comprovação de que os profissionais envolvidos estão devidamente credenciados. Tudo indica que a telemedicina deve ser utilizada como um instrumento auxiliar, que não dispensa as consultas pessoais e acompanhamento dos pacientes crônicos, pois eles podem sofrer alterações na evolução de suas doenças. Evidentemente, os norte-americanos acabam dando uma grande importância para a adequada remuneração dos seus serviços bem como o pagamento dos mesmos.

Os problemas são da alçada dos reguladores governamentais da saúde, dos fornecedores dos serviços, seguradoras bem como dos próprios pacientes, num processo onde todos estão num aprendizado para se chegar a sistemas eficientes para atender os interesses de todos, que variam de onde estão localizados. As informações são que a telemedicina está num acelerado processo de sua utilização, usando todos os meios de comunicação eletrônica à disposição atualmente.

Em muitas situações de emergência, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, a telemedicina podem ajudar os pacientes com rapidez, até receberem assistências mais completas nos hospitais. Muitos dados, como pressão arterial e outros sinais vitais, podem ser transmitidos para seus médicos.

Já existem organizações voltadas à saúde que fazem uso regular da telemedicina e os envolvidos nestes procedimentos estão crescendo de forma significativa, algo como mais de 20% por ano nos países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos. A American Telemedicine Association informa que já existem 15 milhões de usuários destes sistemas e espera um crescimento de 30% neste ano.

O conhecimento das vantagens da telemedicina ainda não é amplo e de todos, existem problemas nas prescrições de medicamentos como adoção de alguns procedimentos de urgência, bem como formas de remuneração e seguro destes atendimentos. Mas todos sabem que a velocidade do atendimento, em medicina, acaba sendo crucial o que deve continuar a aperfeiçoar o seu uso.

Também no Brasil já existem alguns usos limitados da telemedicina, mas as perspectivas são boas para uma ampliação e melhoria do seu uso.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: