Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Crianças e Adolescentes Emocionam a Todos

3 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

yamatoOs problemas relacionados com crianças e com adolescentes emocionam a todos, seja no Japão ou no Brasil, merecendo um amplo repúdio e divulgação em todo o mundo.

O menino Yamato Tanooka abandonado pelos pais numa floresta como castigo

Foi encontrado depois de seis dias o menino Yamato Tanooka, de sete anos, deixado pelos pais numa floresta em Hokkaido, ao norte do Japão, como uma forma de castigo. A criança atirava pedras em pessoas e os pais resolveram dar um susto nela. Mandaram o menino descer, andaram cerca de 500 metros com o carro e voltaram para apanhá-lo, mas não mais o encontraram. Cerca de 180 pessoas, inclusive com cães farejadores, saíram à procura do dele, que não foi encontrado por seis dias. O assunto sensibilizou todo o país e foi noticiado até no Brasil.

Depois de seis dias angustiantes, pois a floresta tinha ursos, o menino acabou sendo encontrado por um soldado que não fazia parte das buscas. O garoto tinha se refugiado no alojamento militar, que estava com a porta aberta, dormindo em colchões e bebendo água na proximidade, mas sem nenhuma alimentação. Encontrado em boas condições de saúde, mas com muita fome, foi alimentado pelo soldado com alguns “oniguiris” (bolinho de arroz), tendo os devorado avidamente. Seu pai apresentou-se para uma entrevista coletiva à imprensa, contendo as lágrimas e informando sobre o seu arrependimento, decidido a mudar de comportamento, com a promessa de se tornar um pai zeloso. Um final feliz.

Lamentavelmente, uma adolescente no Brasil alega ter sofrido um estupro coletivo por mais de 30 homens, caso que está sendo investigado pelas autoridades policiais, com alguns suspeitos presos, identificados no vídeo que divulgaram. Eles, como sempre acontece nestes casos, alegam que houve consentimento. Por outro lado, a jovem diz que foi dopada e acabou acordando com alguns rapazes avançando sobre ela. A notícia foi amplamente divulgada e provoca uma forte solidariedade diante das violências cometidas contra as mulheres, que merecem um repúdio nacional. Atualmente, a adolescente está sob proteção policial, deslocada para um lugar seguro, o que dificulta o prosseguimento rápido das investigações.

image

Manifestações ocorrem em todo o Brasil, repudiando a violência contra as mulheres

O caso desencadeou um amplo noticiário sobre a elevada frequência das violências contra as mulheres, com muitas manifestações populares. Até o presidente interino Michel Temer se manifesta a favor de maior rigor contra estes acontecimentos que, lamentavelmente, se tornou uma rotina no Brasil, com poucos condenados por estes atos criminosos. A eficiência na proteção delas não tem apresentado avanços, apesar de uma legislação já existente, que certamente terá de ser mais rigorosa e efetiva.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: