Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Destaque de Matemático Brasileiro

6 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002O Brasil já contou com matemáticos com destaques individuais, mas parece que agora temos uma instituição, dirigida por Marcelo Viana, também em evidência.

O matemático Marcelo Viana, diretor geral do IMPA

Um artigo publicado no site de O Globo informa que Marcelo Viana ganhou a principal láurea científica da França, o Grande Prêmio Cientifico Louis D., que reúne cinco academias daquele país. A importância deve-se aos trabalhos que vêm sendo efetuados pelo IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, que funciona no Rio de Janeiro, cuja equipe vem se destacando na matemática.

O artigo informa que o prêmio foi concedido pelos estudos relacionados com os sistemas dinâmicos e envolve várias áreas da geometria e envolveu a sua participação e a do matemático francês François Labourie, da Universidade de Nice, com quem dividiu o prêmio, ficando 10% com os autores e 90% para as pesquisas lideradas por eles, destancao a importância das instituições a que pertencem.

O Impa informa que os recursos serão utilizados nos próximos cinco anos. Já em 2014, outro pesquisador da instituição, Artur Ávila, recebeu a Medalha Fields, conhecida como o Prêmio Nobel da Matemática, e ele foi considerado o cavaleiro da Legião de Honra da França. A Câmara dos Deputados instituiu os anos de 2017 e 2018 como o Biênio da Matemática no Brasil, e o IMPA vai organizar no Rio a Olimpíada Internacional de Matemática e, em 2018, o Congresso Mundial de Matemática, quando se espera cinco mil pesquisadores da elite mundial desta especialidade no País.

Trata-se, portanto, de um esforço nacional que está sendo reconhecido no mundo, coisa rara no Brasil, que merece o apoio de todos os brasileiros, sendo motivo de grande orgulho para quem se dedica heroicamente às pesquisas científicas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: