Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Festival da Gastronomia Brasileira em São Paulo

20 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002A ampla diversidade existente no Brasil, tanto de ingredientes como técnicas nos seus aproveitamentos, permite a repetição de festivais que despertam grande interesse. O desejável é que toda esta potencialidade ganhasse mais profissionalismo e escala para ter importância no mundo.

Anúncio publicado no suplemento Comida da Folha de S.Paulo

A gastronomia virou quase uma mania na mídia brasileira, tanto na televisiva como na impressa, despertando também o interesse do grande público. Muitas são as informações sobre a diversidade dos ingredientes de todo o país, como de profissionais que trabalham com eles nas diversas regiões do Brasil. Estas informações mostram a grande potencialidade destas atividades, que necessitariam de escala e profissionalismo para deixar de se ser somente uma curiosidade para se tornarem rentáveis no país como no exterior.

O suplemento Comida Especial da Folha de S.Paulo traz uma grande riqueza de informações que nem sempre é do conhecimento do grande público, referindo-se às tentativas de baixar os custos para continuar acessível mesmo dentro da atual crise econômica. Também colabora a diversidade das florestas brasileiras, como os muitos cogumelos comestíveis ou tartarugas criadas sem risco de extinção, usando técnicas aplicadas pelos índios. Produtos como queijos receberam leituras brasileiras.

Informa-se que estes festivais tiveram origem em Tiradentes, em Minas Gerais, que, apesar de ser uma pequena cidade que atrai turistas com suas construções, também acabou sendo um importante centro de gastronomia. Muito do que era considerado um caipirismo brasileiro ganhou espaço nas grandes metrópoles. O que era de consumo popular está ganhando novas apresentações, principalmente como acompanhamentos baratos do consumo de cervejas, muitas artesanais.

Vários profissionais estrangeiros também se interessam por estas diversidades brasileiras, mas se queixam de não contar com fornecimentos regulares para serem utilizadas no exterior. A escala de sua exploração ainda nem sempre é comercial e ninguém pode introduzir nos seus cardápios se não contar com estes ingredientes de forma contínua.

O evento em São Paulo utilizará as amplas dependências do Jockey Club, mas muitas aulas também estão programadas nas diversas escolas de culinária que já ganharam prestígio e estão preparando profissionais para estas atividades. O suplemento apresenta um amplo panorama da programação.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: