Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Indícios das Preocupações Chinesas com a Obesidade

22 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

clip_image002A China vem melhorando a alimentação de sua gigantesca população nas últimas décadas, mas, como a vida se tornou mais sedentária, parece natural começar a se preocupar com o problema da obesidade que acaba elevando os custos relacionados com a saúde naquele país.

Aumento da obesidade infantil na China, como no resto do mundo

Observa-se na imprensa oficial chinesa, onde o China Daily é um dos órgãos importantes, o aumento de notícias sobre as iniciativas privadas ou públicas para uma alimentação mais saudável, tanto nos restaurantes como nas escolas, que são um instrumento estratégico naquele país.

Um exemplo é o artigo de Mike Peters publicado no China Daily, informando sobre a iniciativa de um estrangeiro, Andrew Stevenson, que fundou uma rede de restaurantes chamado Beijing’s Obentos, oferecendo alimentos saudáveis para a clientela chinesa, a preços modestos, com destaque para a culinária japonesa.

clip_image004

Os restaurantes Beijing’s Obentos oferecem saladas e outros pratos saudáveis como dos japoneses, ao lado de outros voltados para a saúde. Foto publicada no China Daily

 

Esta cadeia de restaurantes oferece também outros pratos saudáveis, como carnes magras com wasabi e misso com yuzu. Salmão rico em Omega 3 também ajuda a compor a salada. Sobremesas de iogurte são oferecidas a preços módicos.

Existem também breakfast do tipo japonês, com okayu, vegetais e legumes saudáveis, ajustado às disponibilidades das estações. Estas iniciativas estão sendo estimuladas pela imprensa chinesa.

No mesmo China Daily, um artigo de Ruan Fan refere-se ao esforço nas escolas chinesas, abrangendo 23 delas, onde as crianças aprendem a cultivar vegetais a serem consumidos. A iniciativa foi aplaudida pela esposa do embaixador da França em Beijing, Amanda Galsworthy, observando que as crianças que ajudam a plantar estes vegetais acabam influenciando até os seus pais.

clip_image006

Estudantes de uma escola primária aprendem a plantar vegetais, em foto publicada no China Daily

Num país como a China, a divulgação pela imprensa estatal de uma série de artigos com o título geral “Vegetable gardens” mostra que as autoridades estão estimulando estas iniciativas, pois existem também informações de que elas estão preocupadas com os custos das assistências médicas para os obesos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: