Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inovação Revolucionária nos Veículos da Nissan

16 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002A Nissan anuncia uma inovação que pode provocar uma verdadeira revolução nos veículos elétricos usando um novo sistema de célula de combustível que gera eletricidade a partir do etanol de cana de açúcar.

Nissan anuncia uma inovação expressiva nos veículos elétricos, usando etanol para gerar eletricidade com reação do hidrogênio e oxigênio

Toda a indústria automobilística mundial está procurando veículos que contribuam para a redução do aquecimento global onde os combustíveis fosseis acabaram provocando problemas que agora precisam ser resolvidos. O sonho de todos é no sentido da utilização do hidrogênio, que seria um combustível não poluente, de forma eficiente. A Nissan anuncia um avanço substancial que pode ser uma verdadeira revolução.

Um artigo publicado por Kazuki Kimura no The Asahi Shimbun informa que estão avançadas as providências para o lançamento de um protótipo da Nissan que utiliza um sistema de célula de combustível que gera energia elétrica usando o etanol no tanque, derivado da cana de açúcar como utilizado no Brasil. Carlos Ghosn tinha se comprometido com o governo brasileiro no sentido de utilizar a sua unidade de pesquisa, que possivelmente tenha contribuído para esta ideia.

O veículo elétrico, que pode ser desde o automóvel como veículos comerciais como um caminhão, deve ter capacidade para percorrer até 800 quilômetros sem abastecimento, e espera-se que esteja funcionando já em 2020. O sistema produzirá a eletricidade gerada pela reação entre o hidrogênio extraído do etanol e o oxigênio.

Um tanque de etanol será montado no corpo do veículo e o motor será alimentado por energia elétrica armazenada na bateria. A Nissan informou que o custo do combustível por quilômetro seria reduzido para o máximo de um terço do custo da gasolina. O veículo não necessita carga elétrica, tornando o reabastecimento mais fácil.

Será possível viajar longas distâncias, inclusive em veículos comerciais e caminhões. Não haverá necessidade de estações adicionais para abastecimento, já que seriam os necessários para os veículos convencionais. É evidente que uma empresa como a Nissan, que já tem uma atuação conjunta com a Renault e a Mitsubishi Motor, não faria tais anúncios se não tivesse já assegurada a viabilidade de um sistema revolucionário como este.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: