Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Lamen Chinês que os Japoneses Divulgaram pelo Mundo

27 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image001Uma história publicada pelo China de Daily informa como o lamen que os chineses comem na rua fazem parte suas memórias, ajudando a superar até suas frustrações, como no caso de Rui Xinlin, conhecido como músico de rock no seu país.

Foto do lamen chinês encontrado nas ruas, constante do artigo do China Daily

Muitos no mundo acham que o lamen seja japonês, tanto que o ajudaram a se popularizar em todo o mundo, mas quem viveu mesmo por pouco tempo na China sabe que se trata de uma iguaria facilmente encontrada nas suas daquele país. O China Daily publica um simples artigo de Xu Junqian com a história envolvendo Rui Xinlin, que se tornou um músico de rock conhecido naquele país e publicou um livro com o título “The Big Flavor of Snacks”.

Além de ser um prato popular apreciado até nas ruas, o lamen, às vezes, representa um elo emocional com as memórias queridas de muitos anos atrás. Rui Xinlin se preparava para cursar as melhores escolas da China, mas foi diagnosticado com um problema cardíaco congênito, não podendo continuar no seu intento. Acabou abraçando a carreira de músico de rock, conseguindo sucesso.

Quando foi obrigado a mudar os seus planos para a vida, ele se socorreu do lamen na busca do consolo. Afirma ele que Confúcio disse uma vez que ao ouvir Shao (um tipo de música chinesa que se acredita tenha originado há 5 mil anos) as pessoas esquecem o sabor da carne durante três meses.

No seu caso, saboreando o lamen, ele esquece a forte emoção do rock. Ao colocar estes alimentos familiares, ele acha que está dando um choque elétrico no seu cérebro, como a música o enche de energia.

Muitas histórias relacionadas ao lamen acabam se transformando até em roteiros de filmes. Não se trata somente do macarrão como dos molhos que são utilizados, podendo se lembrar do clássico “Tampopo”, onde se procura intensamente os segredos da elaboração do molho de caldo de galinha.

Considerando as populações chinesas e asiáticas, poderia se arriscar afirmar que o lamen é possivelmente o fast food mais consumido no mundo, porque supera os consumidores do Ocidente com outras preferências, parcialmente substituídas pela culinária de origem chinesa.

Informa-se que Nova Iorque, que já passou a ter iguarias de diversos tipos em suas ruas, desde o hot dog de origem alemã até os pratos de origem árabe nas suas esquinas, agora está sendo invadida pelas chinesas, que também apresentam uma elevada riqueza de sabor, além de serem baratas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: