Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Que é o Centrão no Brasil Atual

10 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002A imprensa denominou um grupo de parlamentares que não possui um destacado papel individual na liderança do Congresso, mas cujo apoio se torna necessário em votações cruciais.

O chamado Centrão se espalha no plenário do Congresso

No passado, denominava-se Centro o grupo de deputados que, sem uma ideologia definida, estavam nos diversos partidos, principalmente nos menores sem uma atuação destacada na liderança dos demais colegas, mas pelo número poderia tender ao apoio ou não de um determinado projeto. Atualmente, predominam os ligados a diversos grupos religiosos menores que flutuam diante dos favores obtidos junto àqueles que comandam principalmente a Câmara dos Deputados, como o seu atual presidente afastado Eduardo Cunha.

Por serem numerosos, acabam dando um apoio aos interesses defendidos pelo Eduardo Cunha, constituindo uma base de sustentação dos seus movimentos, recebendo possivelmente apoio para as suas campanhas políticas. Muitos deles estão à procura de instrumentos que favoreçam suas campanhas, como os meios de comunicação social de alcance de um município e seus arredores. Ideologicamente, tendem para o centro, sem se vincularem com as tendências à esquerda ou à direita, não possuindo uma fidelidade para estas orientações, mas somente dependendo dos favores que conseguem obter.

Diante da fragilidade do sistema partidário no Brasil atual, pelo seu número podem ser influentes em determinadas votações corporativistas, do que tira partido deputados como Eduardo Cunha. Por um custo relativamente baixo de favores, podem defender o seu interesse, sem que se manifestem vocalmente no Parlamento. Acabam sendo difíceis de serem aglutinados pela situação ou oposição, mas pelos que estão atuando cotidianamente nos interesses menores destes parlamentares.

Portanto, para lidar com este grupo, aqueles que possuem a paciência para o cotidiano de pequenos favores, acumulados por um longo período, acabam representando algo, podem apoiar alguns projetos corporativos, prejudicando reformas de maior porte que possam interessar para o país, como para o governo interino de Michel Temer.

Como no atual Congresso, além dos partidos políticos que estão fragilizados, aparecem variados grupos de interesse de determinado setor, como o de saúde, de educação, de comunicação, de determinada religião ou de um pequeno Estado etc., este Centrão acaba por se tornar cada vez mais importante, diante da mediocridade que prevalece na área política. Há que se desprender muito esforço das autoridades com pequenos favores ao longo de muito tempo, tarefa para o qual um governo interino nem sempre conta com político qualificado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: