Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ousadias Japonesas com Grandes Projetos Urbanos

20 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

Aqueles que acompanham a evolução urbana e imobiliária japonesa desde o fim da Segunda Guerra Mundial ficam impressionados com as ousadias dos seus dirigentes públicos e privados, provocando mudanças que não se observam em outras grandes cidades do mundo desde o início do século 20. Paris e outras capitais tiveram o seu traçado alterado há mais de um século e só sofrem pequenas mudanças. Novas alterações radicais estão em andamento, como em Tóquio, provocando mudanças substanciais na parte da cidade que vai de Shimbashi a Toranomon, aproveitando as Olimpíadas de 2020.

  • clip_image002

Nova avenida ligando Shimbashi com Toranomon, no centro de Tóquio, deve mudar radicalmente o panorama desta área tradicional da capital japonesa

Esta parte da cidade de Tóquio tinha sofrido uma forte mudança na Era Meiji, quando a ferrovia chegou nesta parte da cidade, e o Japão absorvia as mudanças que já tinham ocorrido nas metrópoles do Ocidente, e agora passa por novas alterações.

Quem conhecia o centro da capital japonesa há uma década, nos dois lados separados pela estação central de Tóquio e a linha férrea que a divide, visitando estas áreas não a reconhece mais. Do lado do Palácio Imperial havia um bairro inteiro, chamado Marunouchi, de propriedade do grupo Mitsubishi, onde predominavam as instalações de bancos e grandes empresas japonesas e estrangeiras. Ele foi radicalmente modificado, com as novas instalações da Prefeitura de Tóquio, alamedas arborizadas com lojas luxuosas das grifes mais importantes do mundo, com muitos restaurantes de luxo, prédios suntuosos e altos e uma atividade cultural expressiva na região. Todos os velhos edifícios construídos depois da guerra foram derrubados dando lugar para novos e só a Estação Central foi preservada na sua aparência externa com seu telhado inglês, mas recebeu dois novos andares intermediários e nos seus subsolos existem cinco andares de linhas de metrô com uma infinidade de lojas e restaurantes e assemelhados, tudo atualizado com as vanguardas dos dias atuais.

O outro lado da linha, onde fica a famosa Ginza chegando até o Nihonbashi, considerado o ponto central da cidade como referência, foi totalmente tomado por outras construções que acomodam grandes lojas de departamentos, além de novos atendendo a demanda diversificada dos consumidores japoneses, como de turistas estrangeiros que efetuam volumosas compras. Até o famoso teatro de Kabuki, mesmo mantendo a sua aparência externa, passou por radical mudança e o conhecido mercado de peixe de Tsukiji está sendo transferido para um local mais afastado, mesmo com a permanência dos restaurantes na região, sofrendo atualizações.

Grandes grupos imobiliários japoneses, com destaque para a Mori, construíram enormes complexos em Tóquio, como o Roppongi Hills, compreendendo hotel, luxuosos apartamentos como lojas e restaurantes, incluindo galerias para exposições de arte. O mesmo aconteceu em outros lugares como Tokyo Middletown, que modificou completamente seus arredores, valorizando e modernizando a região.

Agora uma nova avenida está sendo traçada de Shinbashi, passando por Toranomon e chegando a Akasaka, o que foi possível, pois muito do que era explorado na superfície como o trânsito, passou para o subsolo. Há uma verdadeira euforia dos empresários locais, alguns centenários, que mesma família, como confeitos japoneses tradicionais, da melhor qualidade, que precisam ser experimentados pelos turistas.

Num projeto coordenado onde o setor público fica com a infraestrutura e os novos edifícios, alguns gigantescos, ficam sob a responsabilidade do setor privado. Nestes menos de cinco anos a região terá uma nova face, algo parecido com o Omotesando, que é a área mais luxuosa de Tokyo. Há muito que se aprender com estas inovações japonesas para todo o mundo.


2 Comentários para “Ousadias Japonesas com Grandes Projetos Urbanos”

  1. Sergio Kuriwa
    1  escreveu às 13:17 em 20 de junho de 2016:

    Em Tokyo, prédios com menos de 10 anos são derrubados para que novos subam. Enquanto que em outras cidades, a indústria da construção, o mercado imobiliário, está estagnado. Esta concentração de recursos e interesses em Tokyo não é benéfica para o Japão, vide a quantidade de cidades que estão desaparecendo, já que os jovens preferem largar suas famílias, indo morar em …advinha?, Tokyo.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 16:44 em 20 de junho de 2016:

    Caro Sergio Kuriwa,

    Obrigado pelo comentário. Também tenho minhas dúvidas.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: