Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Projeto Piloto Na Suécia Para Caminhões Elétricos

30 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Existe uma corrida mundial no sentido de reduzir o uso de combustíveis fósseis nos transportes e a Suécia já tem um projeto piloto para caminhões elétricos semelhantes aos trólebus.

Foto constante no artigo originário da BBC Brasil publicado na UOL

A Suécia pretende chegar a 2030 sem o uso de combustíveis fósseis nos transportes e um projeto é o do caminhão que funciona como trólebus, chamado eHighway, que já percorre trecho de dois quilômetros. Normalmente, usa o diesel, mas quando entra no trecho eletrificado é movido por energia elétrica. Os caminhões naquele país são responsáveis por 15% das emissões de dióxidos de carbono.

Os automóveis estão se tornando híbridos, além dos elétricos. O caminhão funciona como os trens elétricos, chegando à velocidade de 90 quilômetros por hora. O uso de combustível fica reduzido à metade. Estes caminhões estarão funcionando também nos Estados Unidos.

Na China, constatei durante a Expo Shanghai 2010 que havia ônibus mais interessantes, pois as cargas elétricas ocorriam nas suas paradas para receber passageiros, sem que houvesse necessidade de fios para tanto, pois era wireless.

Esta concorrência que está ocorrendo em diversos projetos em muitos países vai acabando por selecionar os projetos mais econômicos e eficientes na redução dos combustíveis fósseis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: