Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Serviços Religiosos Pela Internet

27 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageNas muitas instituições relacionadas com o budismo, existem hoje no Japão até os que prestam serviços religiosos pela Internet, pois a população também não está mais informada sobre os detalhes das muitas cerimônias recomendadas.

Foto de um monge realizando um dos eventos religiosos que são muitos, constante de um artigo publicado no Yomiuri Shimbun

Tantos são os eventos religiosos recomendados pelos budistas que nem toda a população está informada dos muitos que deveriam ser cumpridos. Apesar disto, o movimento dos templos está diminuindo e para atender as conveniências de ambas as partes estão se popularizando cerimônias encomendadas e realizadas pela internet. Até organizações de vulto como a Amazon do Japão está se envolvendo nas negociações destes serviços religiosos, pois muitos não sabem quando devem pagar por muitos deles.

Depois do falecimento, dentro do budismo recomenda-se que após 49 dias um pequeno oratório seja dedicado a ele, do qual consta o novo nome do falecido, que fica guardado em casa ou num templo, que, para cuidar disto, acaba aceitando uma doação. Existem muitas datas que merecem uma cerimônia, mas nem todos conhecem os detalhes delas, bem como quanto devem oferecer para os templos e monges por estes serviços.

Nas múltiplas organizações onde estão divididas as correntes budistas, mesmo estas ofertas sendo sempre voluntárias, espera-se que as famílias contribuam com a consideração que os falecidos merecem, dependendo da sua posição social. Os valores começam desde os mais modestos e acabam chegando a verdadeiras fortunas. Como sempre, acabam se desenvolvendo as intermediações, também são remuneradas.

Um artigo publicado por Tamotsu Saito e publicado no Yomiuri Shimbun trata do assunto que, em alguns casos, acabam virando um negócio e não atos religiosos. O fato concreto é que as atuais residências japonesas nem sempre contam com um local adequado para os oratórios, que ficam sob a responsabilidade de um templo, que para tanto precisa contar com doações.

Estes assuntos religiosos são sempre delicados e as famílias têm hábitos diferentes. Algumas continuam repetindo cerimônias religiosas nos templos por muitas décadas, que são seguidas de alimentações para os convidados, que costumam fazer também suas oferendas. No passado, tudo dependia da posição social das partes e não era considerado de bom tom fugir às regras existentes, pois poderiam gerar comentários.

Isto acontecia também com os casamentos como os funerais e sempre era conveniente consultar alguém que estivesse familiarizado com estas regras. Normalmente, havia um retorno simbólico que poderia ser uma toalha ou algum objeto de uso rotineiro. Deve-se ressaltar que algumas cerimônias não são budistas, mas xintoístas, pois nestas religiões não costumam haver um confronto ou exclusividade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: