Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sistemas Globalmente Importantes Considerados Patrimônios

8 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Existem técnicas até milenares na agricultura chinesa que são consideradas patrimônios da humanidade da agricultura pela FAO, por permitirem aumento das produções preservando o meio ambiente.

O diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, em visita à China para conhecer um dos patrimônios da humanidade, milenar, que permite a criação de peixes em arrozais

Dos 36 sistemas de agricultura considerados patrimônios da humanidade, os chineses possuem 11, entre eles o cultivo simultâneo do arroz com a criação de peixes, com vantagens recíprocas, que poderia ser reproduzido em outras partes do mundo, inclusive em algumas localidades no Brasil.

Como é do conhecimento amplo, uma parte do arroz brasileiro é produzida em polders inundados com água, como acontece no Rio Grande do Sul, técnica dominante na Ásia, ao lado daqueles considerados de sequeiro, que são mais amplos no Centro Sul do Brasil. Milenarmente, utiliza-se na China um sistema que aproveita estes polders para também se criar peixes. Eles são protegidos dos predadores como garças e gaviões pelas plantas, enquanto os peixes fertilizam o arroz, além de consumirem as larvas e algumas ervas daninhas prejudiciais à plantação. Trata-se de um sistema de “ganha-ganha” que favorece a preservação do meio ambiente, sem o consumo de agrotóxicos, como fertilizantes químicos ou pesticidas. O brasileiro José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO, visitou a China para ver in loco as vantagens deste sistema milenar.

É evidente que existem produções de cereais em grande escala, onde a mecanização é relevante. Mas nas proximidades dos centros urbanos como nos projetos de assentamento dos sem terras, as áreas costumam ser pequenas, exigindo produções agrícolas mais intensivas, como de vegetais, frutas e flores. Estas exigem mais recursos humanos e a utilização de técnicas apuradas como as asiáticas podem proporcionar rendas mais elevadas.

clip_image004

Pequenas produções agrícolas no Brasil

Também estas pequenas propriedades acabam beneficiando parte da plantação para adicionar valor às produções agrícolas, muitos já evitando o uso de agrotóxicos para atender aos consumidores preocupados com a sua saúde. Também está se explorando o turismo, quando as famílias levam suas crianças para verificarem de onde se originam os alimentos que consumem, inclusive com pequenas criações de animais quase domésticos.

A agropecuária brasileira apresenta uma ampla variedade de técnicas utilizadas, dependendo das regiões onde é praticada. Portanto, as experiências asiáticas também podem ser utilizadas nas regiões onde predominam pequenas propriedades.

Numa reunião recente de ministros da Agricultura do Grupo dos 20, realizado em Xian, na China, reconheceu-se que estes patrimônios históricos da agricultura seriam relevantes para serem disseminados pelo mundo, inclusive preocupados com a preservação do meio ambiente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: