Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Técnicas Leninistas Aplicadas Pela Direita no Brasil

10 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002Ainda que as técnicas leninistas sejam eficientes nas comunicações sociais, nem sempre são eficientes para que medidas corretivas possam ser aplicadas do ponto de vista operacional.

Manifestações populares contra o PT e os petistas

Até pessoas que deveriam ter uma boa formação de conhecimentos políticos vêm generalizando todas as mazelas brasileiras como se fossem de exclusiva responsabilidade de petistas ou do PT, que certamente tem uma parcela das culpas, mas está se constatando que também muitos outros de outras correntes políticas também devem ser considerados culpados. Constata-se que estas técnicas leninistas não ajudam a resolver os problemas brasileiros. Eles exigem colocações mais racionais que possam atacar as bases das dificuldades do país, aparentemente mais amplas.

Os que aprenderam as técnicas leninistas, mesmo sendo de direita, verificaram no passado sua efetividade para criarem obstáculos. Por exemplo, na discussão sobre o combate à inflação no regime autoritário utilizava-se o slogan “expurgo” como se nos índices que expressavam o processo houvesse uma manipulação para reduzir a inflação efetiva. Isto não ocorre somente no Brasil, pois nos Estados Unidos utilizou-se o slogan “occupy Wall Street” que no Brasil passou-se a utilizar “ocupe ….” qualquer lugar, como escola ou repartição pública, o que ajuda a chamar a atenção da imprensa e das autoridades, mas muito pouco na solução de qualquer problema objetivo.

O PT já está reduzido a um partido de dimensão menor, necessitando de coligações como com o PMDB e muitas outras agremiações políticas menores para se tornar governo. Certamente, existem petistas que começaram nos sindicatos de trabalhadores, hoje dividido em grupos diferentes, principalmente de funcionários públicos, sendo muitas vezes os adversários mais aguerridos dos componentes do governo que está suspenso do poder central no momento. Generalizar os grupos nem sempre ajuda na solução dos problemas.

Agora que o governo ainda interino de Michel Temer está no poder, ele necessita do apoio de todos os políticos dos diversos partidos que se opõem ao governo Dilma Rousseff, não necessariamente somente de antipetistas, mas talvez de alguns pequenos núcleos de petistas inclusive, pois não existe no Brasil uma forte fidelidade partidária.

Dentro deste mar de dificuldades onde encontra o Brasil, há que se utilizar o cérebro para conseguir equacionamentos mais inteligentes que tenham a possibilidade de aglutinar diversos grupos para constituir uma maioria ocasional, principalmente no Congresso, o que é necessário, mas não suficiente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: