Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Toyota Pode Ingressar no Mercado de Robôs Para Idosos

21 de junho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002A Toyota começou as suas atividades antes da Segunda Guerra Mundial produzindo equipamentos para a indústria têxtil. Caminhou depois para veículos e hoje produz muitos robôs para as suas indústrias. Pode começar as suas pesquisas para que estes robôs possam atender às necessidades dos idosos que estão aumentando em todo o mundo.

Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor, cumprimenta Gill Pratt, contratado para ser o diretor executivo da Toyota Research Institute, que pode começar a pesquisar robôs para assistir aos idosos

A Toyota adquiriu da Google a Boston Dynamic, voltada para a robótica, e também a Schaft, formada por dois pesquisadores da Universidade de Tóquio para pesquisas na mesma área. Tudo ficou sob o comando da Toyota Research Institute, que contratou Gill Pratt para ser o diretor executivo. Entre outras pesquisas, parece que o grupo tentará produzir robôs para atender os idosos, usando a experiência dos que estão sendo utilizados em suas fábricas.

Os idosos estão aumentando relativamente em todo o mundo e o Japão é onde eles são percentualmente mais elevados, atingindo também expectativas de vida mais alta entre os muitos países. Os japoneses lutam com dificuldades para conseguir recursos humanos para atendê-los, autorizando imigrantes do Sudeste Asiático para estas tarefas, desde que tenham conhecimento do idioma japonês.

Já existem pequenas iniciativas no Japão para produzir robôs para estas finalidades, mas nenhum grupo do porte da Toyota estava com suas atenções voltadas para este mercado promissor. Tudo indica que as adaptações não devam ser complexas, pois até veículos sem motoristas estão já sendo produzidos ainda em escala experimental.

A história da indústria automobilística, desde Henry Ford, sempre foi de inovações para atender as necessidades de locomoção dos seres humanos. Juntando as peças em funcionamento, parece que os resultados podem ser acelerados. A Toyota tem um amplo cabedal de conhecimentos que podem auxiliar neste tipo de projeto.

Os veículos atualmente cogitados se assemelham a robôs em muitos aspectos. A Toyota Research Institute conta com uma verba de US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos para pesquisas desta natureza. Já produzem cadeiras de roda motorizadas para atender os deficientes.

Os norte-americanos, por intermédio do US Military’s Defense Advanced Research Projects Agency, também se volta para estes desafios possivelmente para atender os militares que sofreram problemas em suas atividades. A Toyota acredita que, além do hardware, também necessita desenvolver o software para se voltar para o movimento, o que acaba desembocando nos robôs. Veículos e residências acabam se completando. Há esperanças que estes projetos sejam acelerados nos seus cronogramas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: