Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Austrália Começa a Produzir Quinoa Orgânica

12 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia | Tags: , ,

clip_image002Agricultores australianos estão conseguindo produzir quinoa orgânica em baixas altitudes, competindo com o trigo e a aveia, com algumas variedades específicas, pesquisando beneficiamentos que a torne mais palatável.

Australianos conseguiram produzir o quinoa orgânico em áreas de baixa altitude. Foto constante do artigo publicado no Nikkei Asian Review

Como é do conhecimento de muitos, a quinoa originária dos Andes ganhou projeção no mundo como um superalimento, tendo ampliado o seu consumo com a divulgação promovida pela Oprah Winfrey. Afirma-se que os espanhóis, quando chegaram à região, proibiram a sua produção, imaginando que a capacidade militar dos andinos decorria do seu consumo. Hoje, se conhece seus poderes nutrientes e sua produção ampliou-se entre os pequenos produtores que não tomam o devido cuidado de evitar fertilizantes químicos. O seu preço chegou a US$ 8 mil a tonelada e agora está ao nível de US$ 2.600, sendo compensador para os agricultores quando comparados com o trigo e a aveia.

Os agricultores australianos conseguiram selecionar a variedade do quinoa, depois de cinco anos de tentativas, colhendo-a em baixas altitudes, quase ao nível do mar, quando os andinos a produzem a cerca de 3 mil metros de altitude. O ciclo de sua produção aproveita também o clima na Austrália, com a vantagem da produção australiana ser orgânica, mas com o inconveniente do excesso de um elemento amargo chamado saponina, que evita o seu consumo pelos insetos e pássaros. Mas, com o beneficiamento adequado, conseguem eliminar esta saponina, permitindo produtos industrializados que estão sendo colocados nos supermercados.

Na realidade, o artigo de Hanish McDonald, publicado no Nikkei Asian Review, mostra que os agricultores australianos possuem uma atitude empresarial e de inovações que viabilizaram a produção da sua quinoa, com um grão dourado de menor dimensão.

Como a qualidade para a alimentação saudável da quinoa está comprovada por diversos estudos, tende a haver uma produção em elevação e eu mesmo o consumo em flocos com frutas no café da manhã, pois parte da produção andina pode ser encontrado no mercado brasileiro, onde também se difundiu o conceito de alimentos saudáveis. Muitas formas de seu consumo, com semelhanças ao do trigo, já ocorrem no Brasil.

Esta informação australiana deve ser pesquisada pelos brasileiros, pois a produção brasileira de cereais do tipo trigo ainda é baixa, exigindo importações. Se existem alternativas como a quinoa, com suas qualidades, parece uma oportunidade interessante para os produtores brasileiros, também na forma orgânica, para não competir diretamente com os pequenos produtores andinos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: