Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Algo Muito Errado no Câmbio e Juros

26 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Não parece ser necessário ser economista para observar que algo está muito errado na atual administração da política econômica, quando, na combinação da valorização cambial e dos juros pagos, os fundos estrangeiros obtiveram na sexta-feira passada uma remuneração de 52,44% em dólares.

clip_image002

Tabela publicada no artigo do Valor Econômico

Um artigo elaborado por José de Castro e Eduardo Campos, publicado no jornal Valor Econômico de hoje, informa que um investidor estrangeiro que comprou Notas do Tesouro Nacional Serie F (NTN-F) no final do ano passado, com vencimento em 2025, e decidiu desfazer-se deste papel no mercado secundário na sexta-feira passada, fechou esta operação com um lucro de 52,44% em dólares. O calculo foi feito pelo J.P.Morgan, que inclui o lucro com a valorização do câmbio neste período. No ano passado, com a desvalorização do Real, a perda contábil teria sido de 45,16%, que estaria sendo compensada agora.

A tabela acima mostra que o Brasil está pagando mais do dobro do país considerado em segundo lugar, que é a Rússia, seguida pela África do Sul, Peru e Malásia. O Brasil já cometeu erro semelhante quando Henrique Meirelles era o presidente do Banco Central do Brasil, pois este exagero deixa os bancos estrangeiros satisfeitos, mas são os brasileiros que arcam com este custo. Estas operações costumam ser feitas pelos fundos administrados pelos bancos estrangeiros.

É evidente que esta valorização do câmbio, já superior a 20% neste ano, ajuda na redução das pressões inflacionárias, com a queda dos custos dos produtos importados, sacrificando a exportação que começava a se recuperar. Também os gastos dos turistas no exterior estão aumentando, ao mesmo tempo em que o turismo externo para o Brasil tende a se reduzir, mesmo com as Olimpíadas e todos os problemas relacionados.

As exportações criam empregos no Brasil, quando as importações criam empregos no exterior. Ainda que o atual governo interino tenha de contar com o suporte político no momento atual, estes sacrifícios impostos aos brasileiros acabam tendo consequências em longo prazo, que já apresentava graves problemas, como a desindustrialização prematura do Brasil.

Mesmo os setores que vinham sustentando a economia brasileira, como as exportações dos produtos agropecuários, acabam perdendo o seu impulso diante das incertezas futuras. Num momento qualquer, esta política terá que acabar sendo alterada, pois tal situação não é sustentável.

Portanto, as mudanças de expectativas que estariam ocorrendo com o governo interino acabam sendo ajudadas pela euforia do sistema financeiro internacional, que inunda o Brasil com suas aplicações que, mesmo na eventualidade de alguns ajustes, não chegariam a provocar prejuízos de monta. Os investidores estrangeiros agradecem a Henrique Meirelles e até as Mrs. Watanabe que, por não entenderem muito de finanças internacionais, acabam aplicando suas economias no Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: