Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Balança Comercial e Câmbio

12 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Os principais analistas econômicos começam a reverter as suas estimativas para a balança comercial de 2017 e para o crescimento da economia brasileira. Estes efeitos são defasados e não podem ser atribuídos à política cambial do atual governo interino de Michel Temer, nem outras medidas recentes de apoio às exportações.

image

Melhorias nas exportações, contenção das importações neste primeiro semestre de 2016

Os dados mais recentes sobre a balança comercial brasileira indicam que aos pouco as exportações estão melhorando, mas as importações continuam relativamente baixas, proporcionando um saldo comercial como não se observou no passado recente. Não se pode atribuir tudo ao efeito do câmbio, que ajudaria na recuperação da economia brasileira em 2017, como sugerido num artigo publicado por João Sorima Neto, no site de O Globo, pois seus efeitos ocorrem com certa defasagem.

Neste gráfico elaborado pela Idéias Consultoria fica mais claro o que está acontecendo

Se considerado o acumulado em 12 meses, verifica-se que até junho as exportações tendiam a se estabilizar, podendo voltar a crescer, o que seria importante para a recuperação do emprego. Também as importações ainda tendem a diminuir, o que em parte é negativo, pois indicam a redução da importação de equipamentos. O que surpreende é o crescimento do saldo comercial, esperando-se que os movimentos relacionados ao turismo tenham a mesma tendência.

Isto não decorre somente do câmbio, pois as exportações necessitam de medidas de apoio e as importações voltarão a reagir se a economia continuar a se recuperar, apesar de todos os problemas políticos. Espera-se um realismo maior do Banco Central, fazendo o câmbio ter uma ligeira tendência à desvalorização, o que está acontecendo no resto do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: