Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Confirmada a União da AB InBev Com a SABMiller

29 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Os principais jornais brasileiros e do mundo, como o Valor Econômico e O Globo, informam que o Conselho de Administração da SABMiller aceitou a oferta da AB InBev para a fusão das duas empresas, criando a maior cervejaria do mundo.

AB InBev controlada pelos brasileiros fundiu-se com a SABMiller, controlada pelos ingleses

clip_image003

SABMiller controlada pelos ingleses aceitaram a oferta da AB InBev, controlada por brasileiros, para a fusão das duas empresas

As negociações estavam difíceis, notadamente quanto ao preço da empresa inglesa, mas, com a saída do Reino Unido da União Europeia, os valores dos ativos ingleses caíram, permitindo que a operação pudesse ser viabilizada. Também existem preocupações com o câmbio, que ainda não está acertado.

Como todos sabem, a empresa belga-brasileira AB InBev é controlada pela 3G Capital, propriedade do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, que tem como sócios Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira. Já era a maior empresa de cervejas no mundo e agora se consolida, detendo marcas conhecidas por todos os países. As vendas totais serão quatro vezes da holandesa Heineken, terceiro maior grupo do setor no mundo.

As informações disponíveis são de que as exigências nos principais países que preservam a concorrência já estariam encaminhadas, podendo haver pequenos detalhes possíveis de serem ajustados. A operação de fusão já teria o aval das autoridades de concorrência da União Europeia, dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Índia, Coreia do Sul e África do Sul, onde nasceu a SABMiller. A China estaria para aprovar a operação, com a aquisição da maioria do controle naquele país por uma grande empresa local do setor.

Um comunicado do Conselho de Administração da SABMiller recomenda que seus acionistas aceitem a proposta de 45 libras por ação, que resulta num valor total de mercado de US$ 103 bilhões desta empresa. A AB InBev já tem uma vasta experiência nestas fusões e incorporações, mas existem diferenças nas culturas empresariais, havendo grupos de interesse em cada uma delas a serem acomodadas.

Estas empresas são verdadeiras multinacionais, não sendo possível considerar que seus controles por determinados grupos de acionistas sejam relevantes. O que acaba sendo determinante é a competência empresarial num mercado bastante complexo como das cervejas e outras bebidas, que são distribuídas em conjunto, onde a logística e os conhecimentos dos varejistas locais são importantes.

.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: