Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Duas Histórias Diferentes de Hotéis no Japão

12 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageA história da administração de um dos hotéis mais tradicionais no Japão e a descrição do que seja hoje um hotel de cápsula em Tóquio acabam atraindo a atenção dos analistas

Foto do Hoshi Ryokan, fundando em 718, na região de termas de Komatsu, província de Ishikawa, no Japão

Existem no mundo alguns hotéis com uma história de mais de 1.300 anos, como o Hoshi Ryokan, que não enfrenta problemas financeiros, mas de manutenção da sua gestão com o primogênito da família. Este hotel tradicional fica numa terma, o que é frequente no Japão, onde muitos o procuram não somente para relaxar nos banhos saudáveis como também pela qualidade de suas refeições servidas nos quartos com tatami, a esteira dos estabelecimentos tradicionais, um programa válido também para turistas estrangeiros.

Uma matéria no site do Estadão refere-se ao drama do atual gestor com a morte de seu primogênito. Agora, ele só conta com a sua filha, que deve assumir a operação. É verdade que o Japão, mesmo sendo conservador, também veio se atualizando e muitas mulheres estão assumindo postos de comando.

image

Zengoro Hoshi, atual proprietário, com sua esposa e filha, que deverá ficar com a futura gestão, em foto publicada na matéria do site do Estadão

Normalmente, no Japão, a diária para um casal fica em torno de US$ 580, incluindo duas refeições de elevado nível, um jantar servido no quarto por uma pessoa, bem como o café da manhã do tipo japonês semelhante a um almoço. Todos podem usar os banhos termais, que costumam ser coletivos e atualmente separam os homens das mulheres, mas no passado eram conjuntos.

image

Foto da vista noturna do hotel, publicado no artigo do site do Estadão

Estes hotéis se chamam ryokan e costumam ficar espalhados pelas muitas regiões termais no Japão. Existe um programa do governo japonês onde todos os idosos têm direito a uma viagem coletiva por ano, quando frequentam estabelecimentos de menos luxo, mas onde a culinária local é muito apreciada.

Mas também existem hotéis modestíssimos, como este constante do artigo publicado por Casey Baseel e publicado no The Japan Today. Trata-se de um hotel cápsula que muitos japoneses utilizam quando trabalham ou ficam bebendo até tarde, não podendo retornar para as suas casas dirigindo.

image

As cápsulas onde os hóspedes ficam dormem. Foto da matéria publicada no The Japan Today

O novo Anshim Oyado fica no bairro de Akihabara, em Tóquio, famoso pelas suas lojas de produtos eletrônicos, mas existem também com instalações coletivas para se apreciar uma ligeira refeição, como a de arroz com e com curry, breakfast com champignon e curry, soft drinking ou saquê, tudo comprado separado em máquinas, bem como tomar um banho. São disponibilizados computadores com acesso à internet e o hotel vende roupas de baixo para os que não tinham planejado dormir fora de sua casa. Também há uma lavanderia rápida onde os clientes podem lavar suas roupas. Tudo custa em torno de uma diária de cerca de US$ 40.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: