Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Estados Unidos Vão Permitir a Entrada da Carne Brasileira

28 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Os Estados Unidos sempre foram arbitrários, alegando que do Mexico para o sul todos os países apresentavam a existência da febre aftosa. Longas negociações foram concluidas, admitindo-se agora a importação da carne brasileira in natura das regiões consideradas livre da doença.

Os Estados Unidos vão permitir a entrada de carne in natura do Brasil. Foto constante do artigo na Folha de S.Paulo

Mesmo que as exportações brasileiras de carne bovina para os Estados Unidos não sejam volumosas, a autorização tem um elevado valor simbólico, pois muitos outros países costumam adotar a orientação daquele país para a sua importação. Os norte-americanos preferem os gados de origem europeia, cujas carnes são mais macias, enquanto no Brasil predomina a produção do gado nelore, um cruzamento com os bovinos indianos, mais rústicos e resistentes.

Como existem muitas churrascarias brasileiras nos Estados Unidos, as importações devem atender suas demandas. Existem consumidores, como os brasileiros, que preferem o gado nelore. Sua carne é pouco mais dura, mas apresenta um sabor mais marcante, decorrente da sua criação não estabulada, permitindo maior movimentação.

Mas os exportadores precisam tomar suas cautelas, pois hoje existem técnicas que permitem detectar se o gado consumiu gramíneas contaminadas com agrotóxicos utilizados em lavouras próximas aos pastos. Os critérios fitossanitários dos Estados Unidos costumam ser extremamente rigorosos, visando a proteção do seu mercado.

A carne brasileira já é exportada para muitos mercados, como Hong Kong, Egito, Rússia, Venezuela e China, entre outros países. Os japoneses costumam seguir os critérios norte-americanos e pode ser um dos países onde as negociações mereçam prioridade, pois muitos japoneses já experimentaram no Brasil a nossa carne, apreciando suas qualidades.

Este mercado internacional de carne é muito disputado, havendo concorrentes de peso, como os australianos, mas seus preços costumam ser compensadores, havendo necessidade dos produtores brasileiros continuarem a melhorar a qualidade de sua produção, como já vem ocorrendo com suínos e frangos.

Esta autorização obtida nos Estados Unidos é de extrema importância quando o Brasil necessita aumentar as suas exportações, o que deve começar com produtos como a carne bovina que apresenta grandes possibilidades. É preciso continuar a trabalhar muito e de forma persistente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: