Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Exageros nas Torcidas Pelo Sucesso

19 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

Muitos torcem de forma exagerada pelo sucesso da equipe econômica do novo governo Michel Temer, ainda que seja prematuro atribuir-lhes o comportamento recente como resultado de suas gestões, como no caso deste artigo publicado no site da Bloomberg.

clip_image002

Gráfico publicado no artigo do site da Bloomberg

Havendo demora com as dificuldades políticas que não podem ser subestimadas, pode-se colher frustrações na opinião pública, onde a população ainda não sente o resultado das mudanças no seu dia a dia. Como existem sinais controvertidos nas medidas concretas de aumento das despesas públicas para acomodar os interesses dos grupos políticos para aprovação de muitas ações necessárias no Congresso, ao lado de um discurso contracionista do governo, é natural que algumas manifestações de perplexidade já comecem a ser expostas.

Alguns artigos publicados pela imprensa no Brasil atribuem a recuperação das exportações e das contas externas às mudanças na política cambial. Ora, as desvalorizações cambiais que favorecem as exportações dificultam as importações e melhoram as contas externas relacionadas com o turismo, por exemplo, já vinham ocorrendo antes deste atual governo. O que ocorre é uma valorização do câmbio, proporcionando novamente uma remuneração exagerada em dólares para os investidores estrangeiros, além da contenção das pressões inflacionárias, erro que já foi cometido no passado.

O artigo publicado por Felipe Pacheco e Paula Sambo no site da Bloomberg aplaude a nomeação de Maria Silva Bastos Marques para a presidência do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, chamando-a de “Dama de Ferro”, diante de seu comportamento no comando da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, o que acaba soando como um lobby. No gráfico apresentado fica claro que a tendência de recuperação dos títulos do BNDES começou muito antes da recente nomeação da nova presidente, ainda sem tempo para mostrar os resultados de sua gestão.

As mudanças no BNDES como em outras estatais de grande porte demoram a resultar em algo expressivo, ainda que as expectativas possam ser favoráveis. O exagero na criação de um quadro artificial pode ser prejudicial ao novo governo, que já tem problemas demais. Todos estão na torcida por bons resultados para o Brasil, mas parece que a consciência das dificuldades a serem enfrentadas deva merecer prioridade do que a tentativa de destaque de algumas figuras.

Os problemas brasileiros são graves num quadro mundial que não é favorável. Grandes sacrifícios ainda terão que ser feitos e por um período longo. O que está se fazendo agora é meramente emergencial, tentando estancar a piora. Só se poderia aguardar melhoras dentro de alguns anos. Cantar vitórias prematuras não ajuda em nada, principalmente quando se está beneficiando novamente de forma exagerada os financiamentos externos de curto prazo, com a garantia de um câmbio valorizado.


2 Comentários para “Exageros nas Torcidas Pelo Sucesso”

  1. Mauricio
    1  escreveu às 17:58 em 20 de julho de 2016:

    O governo do Temer ate agora está parecendo que tem muito ”cacique para pouco índio”
    Todo mundo tenta salvar o seu interesse e o conjunto fica para depois.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:47 em 21 de julho de 2016:

    Caro Maurício,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: