Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Macarrão Instantâneo na China em Longo Declínio

19 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002A história mais aceita no mundo é que o macarrão foi inventado pelos chineses, mas há 30 anos, quando a China ainda iniciava o recente desenvolvimento econômico, previa-se que a sua versão instantânea poderia fazer sucesso. Atualmente, a sua demanda está há anos em declínio.

Charge publicada no artigo do China Daily

Um longo artigo foi publicado por Raymond Zhou no China Daily. Ele informa que a demanda de macarrão instantâneo na China está em declínio nos últimos cinco anos, podendo ser atribuído a diversos fatores. Um maior poder de compra da população e paladares mais sofisticados são fatores óbvios e esta queda anual foi de 12,5% somente em 2015. O macarrão instantâneo era conveniente e de fácil acesso no início do seu uso. O autor informa que em 1982 foi um sucesso quando seu colega de escola trouxe a novidade. Mas quando voltou à China em 1992, depois de uma estada no exterior, ainda havia um crescimento de cerca de 20% ao ano e era o fast food mais democrático da época. Era até um indicador como certo hambúrguer no mundo.

Mas, nos trens chineses, já se notava que haveria outras preferências, como uma caixa contendo muitos produtos para uma refeição ligeira e barata. Os jovens passaram a contar com alternativas e hoje existem entregas para pedidos pela internet, como ocorre fora da China. Também notícias sobre o uso de ingredientes nocivos como o ciclamato de sódio podem ter influenciado na queda do seu consumo. Em 2011, informa-se que foram vendidos 48 bilhões de pacotes de macarrão instantâneo na China, o que daria 37 pacotes por chinês, segundo o artigo.

Como outros hábitos chineses, o autor reconhece que os seres humanos não são somente movidos por razões econômicas e ele estudou economia em Berkeley, na Universidade da Califórnia, constatando que a demanda se diversificou, como tem acontecido com os serviços. A fase de 1,3 bilhão de chineses já está superada. Sua conclusão é que já se passou pelo pico da demanda de macarrão instantâneo e sua queda de demanda é inevitável.

Quem imagina que os chineses continuam ingênuos, só se concentrando na produção de bens baratos em grande quantidade, se enganam, bastando ver o que estão fazendo na área da alta tecnologia. Eles, como ao longo de sua história, vão continuar se desenvolvendo, superando muitas das suas dificuldades, devendo ser observados com todo o cuidado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: