Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Medidas de Segurança no Japão

27 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002Como o Japão é considerado um dos países mais seguros do mundo, o excesso de confiança deve ser reformulado naquele país para evitar-se a repetição de problemas lamentáveis semelhantes como o que ocorreu em Sagamihara, a cerca de 50 quilômetros de Tóquio.

Foto da casa para deficientes mentais onde foram assassinadas 19 pessoas e mais de 25 foram feridas

Lamentavelmente, pessoas perturbadas existem em todo o mundo que até imaginam poder eliminar os deficientes mentais, mesmo aparentemente normais. Suas intenções foram expressas antecipadamente para um parlamentar que as encaminhou à polícia, que não conseguiu detectar os riscos potenciais deste elemento totalmente desequilibrado. O suspeito desta barbaridade é Satoshi Uematsu, de 26 anos, que já trabalhou na instituição e se apresentou calmamente à polícia, confessando esta enorme insanidade.

Informa-se que ele provocou a morte de 19 idosos deficientes e feriu mais de 25 com uma faca. O local é normalmente tranquilo e não havia nenhum sistema de policiamento, com pequeno número de atendentes trabalhando à noite sem nenhuma capacidade para enfrentar tal situação. Mesmo assim, fica difícil compreender a dimensão deste crime cometido por apenas uma pessoa, com uma faca. Um profissional de medicina comentou que provocar a morte de uma pessoa não costuma ser um ato simples mesmo que o autor tenha atingido possivelmente as jugulares.

Quem no Japão sabe que muitas casas não contam sequer com portas e janelas para evitar intrusos e uma senhora local confessou que tomará medidas para dificultar o acesso, no mínimo no seu andar térreo. A imprensa japonesa registra que incidentes desta natureza, em menor dimensão, foram poucos nas últimas décadas.

É preciso admitir que o mundo enfrenta uma nova realidade, onde a violência passou a fazer parte do novo normal. Há que se tomarem medidas preventivas, mesmo num país como o Japão, e discussões profundas terão que chegar a um consenso de restrições individuais pela segurança coletiva. Muitos acadêmicos estão já participando destas discussões, difíceis para os japoneses. Não se pode subestimar os riscos existentes, inclusive de propagação de incidentes desta natureza.

Felizmente, armas de fogo são raras no Japão, onde a tradição sempre utilizou espadas e instrumentos de corte, que podem atingir grande número de vitimas. As crianças iam às escolas sem riscos, mas cuidados adicionais devem ser considerados. Este incidente chocante foi tamanho que dois jornais japoneses saíram com edições extras.

Depoimentos de pessoas que tiveram contato com o desequilibrado dizem que seu comportamento era normal, até com conversas amigáveis, mostrando que tais situações patológicas são difíceis de serem detectadas, numa cultura onde os problemas psicológicos não recebem a atenção usual no Ocidente. Esta situação terá que ser alterada, pois o Japão faz parte do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: