Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Possibilidade de Surpresas na Política Chinesa

12 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imagePequenas alterações políticas num país complexo como a China, que vive uma centralização acentuada imposta por Xi Jinping, trazem indícios de cuidadosas mudanças para a composição do Politburo Standing Committee, crucial para a sucessão.

Huang Xingguo, secretário do PC em Tianjin aumentou sua influência

 

imageKatsuji Nakazawa, senior staff do Nikkei, é um dos mais informados sobre a política na China que tem grande importância para o Japão e seu artigo publicado no Nikkei Asian Review tem um título que não pode ser ignorado, “Um cavalo escuro surge na corrida pela sucessão chinesa”. Deve-se reconhecer que o processo político chinês está entre os menos conhecidos pelo mundo, mas todos sabem que a sucessão de Xi Jinping depende fortemente da composição do Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês, composto por sete membros.

                                                                   Chen Min’er, secretário em Guizhou, seria o sucessor?

O presidente Xi Jinping e o premiê Li Keqiang vêm mantendo suas posições e Xi Jinping deve ser decisivo na indicação dos demais cinco membros, ele que deve completar os dois mandatos com término em 2023. Mas, em muitos eventos recentes, tem havido uma desconsideração a Li Keqiang, mostrando também que há um fortalecimento da influência do grupo de Zhejiang, de onde Xi Jinping ascendeu, como enfraquecimento do grupo de Xangai, que sempre teve importância.

Sabe-se que Xi Jinping vem atingindo em sua campanha a corrupção de membros ligados aos antigos presidentes Jiang Zemin e Hu Jintao, quando o grupo de Xangai era relevante. Também Huang Kumming, relacionado com a China Central Television, parece estar sendo bem cotado, sendo promovido de Hangzhou para Beijing, podendo ficar mais influente na comunicação. Como Li Qiang, também ligado a Zhejiang. Todos poderiam ser considerados cotados para compor o Politburo, o que levaria as possibilidades de Chen Min’er vir a suceder Xi Jinping, tudo segundo o artigo publicado no Nikkei Asian Review.

Ainda que Xi Jinping continue sendo extremamente influente, nestas tendências recentes parece aumentar a influência cuidadosa de algumas regiões chinesas, havendo certa mudança entre elas, quando comparado com o que ocorreu no passado, resultando uma composição entre as forças políticas daquele país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: