Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Possibilidades Para a Agricultura Brasileira

15 de julho de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

A agricultura brasileira veio sendo o sustentáculo da economia brasileira e poderá continuar a desempenhar um papel importante no futuro. Mas há que se consolidar a prioridade que nem sempre é reconhecida pelas autoridades.

clip_image002

Gráfico constante do artigo publicado no Valor Econômico


O artigo elaborado por Cristiano Zala e Fernando Lopes confirma a importância da agricultura, que possui as condições para continuar a desempenhar um papel importante no desenvolvimento brasileiro, gerando também divisas com suas exportações. A análise está baseada nos estudos publicados pelo Ministério da Agricultura e pela EMBRAPA, mas dependerá ainda da prioridade que as autoridades darão ao setor, como mereceu no passado. A concorrência internacional será acirrada e as pesquisas feitas pela EMBRAPA precisam ser intensificadas, com todas as técnicas hoje disponíveis pelos conhecimentos do genoma.

O Brasil tem todas as condições físicas bem como recursos humanos para um bom desempenho, mas, mesmo com os avanços tecnológicos, a agricultura continua sendo um setor que depende dos azares do clima, bem como os riscos de um mercado marcado pela concorrência com outros países produtores que estão se aperfeiçoando. A agricultura passa, cada vez mais, a ser empresarial, não dependendo somente da vontade dos seus empresários, mas da política econômica que ainda tende a ter uma visão de curto prazo, concedendo importância para a inflação ou gerações de receitas tributárias. Se existe um setor na economia brasileira que tem melhores condições, certamente é o agrícola, que ainda não conta com o poder político para influir nas tendências do governo.

Espera-se que haja uma orientação estável ao longo de um bom período, pois é fora das fazendas que os problemas mais agudos costumam ocorrer, tanto na infraestrutura que vai se diversificando, como nas pesquisas que dependem de outros esforços fora do alcance dos produtores.

Além dos produtos que vêm sendo produzidos tradicionalmente, a biodiversidade brasileira permite cogitar outros novos ainda não explorados adequadamente, mas que podem ser utilizados para as alimentações saudáveis como fontes de componentes até de medicamentos. Ainda se conhece pouco sistematicamente das potencialidades deste segmento que também necessita de pesquisas adicionais, que permitem a exploração de novos produtos em outros países.


2 Comentários para “Possibilidades Para a Agricultura Brasileira”

  1. Leandro Simões
    1  escreveu às 10:53 em 18 de julho de 2016:

    Excelente artigo.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 07:23 em 19 de julho de 2016:

    Caro Leandro Simões,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: