Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

China Supera o Vale do Silício na Tecnologia dos Celulares

4 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

imageUm artigo publicado por Paul Mozur no New York Times informa que os chineses estão com tecnologias de ponta para os celulares (mobile technology), superando as inovações que ocorriam no Silicon Valley, permitindo que eles sejam usados simultaneamente para diferentes funções, entre outros avanços.

Ilustração tentando expressar o que seja o Mobile Technology

Como não sou um especialista neste assunto, as diversas possibilidades de tecnologias ligadas aos celulares em todas as alternativas, que avançam rapidamente, acabam ficando difíceis de serem compreendidas em todas as suas potencialidades. Parece que as funções de envios e recebimento de mensagens (Messenger app) tenham também possibilidades de efetuar pagamentos com o uso de códigos que mantenham as confidencialidades das operações. Também os usos de Facebook e Twiitter poderiam enviar vídeos ao vivo.

Dois apps chineses, WeChat e Alipay, usando símbolos que chamam de QR codes, possibilitam o pagamento de compras ou transferências de recursos. Permitiriam solicitar um táxi ou pedido de alimentos, sem mudar de app para outro. Os serviços de vídeos como YY.com permitiriam conversas ou envio de músicas dos aparelhos domésticos diante das câmeras.

Estes tipos de inovações, entre outros, decorriam do Silicon Valley e nasciam nas redes sociais espalhando tecnologias por todo o mundo. A China seguia estes passos com alguma censura, permitindo similares locais do Google, YouTube e Twitter. Agora parece que estas empresas de tecnologia estão se voltando para as chinesas.

O número de usuários chineses com seus assustadores aumentos parece influenciar agora as direções das indústrias de tecnologia, solicitando serviços, pagando contas, assistir a vídeos e encontrar dados como em qualquer lugar do mundo. Os pagamentos superaram os dos Estados Unidos, substituindo alguns bancos, proporcionando até financiamentos.

A Didi Chuxing chinesa adquiriu a Uber no país. As formas de pagamento superaram aos dos Estados Unidos, permitindo o uso de sua plataforma, usando os mesmos aplicativos. Muitos usos chineses já superaram os efetuados em outros países. Os chineses que copiavam os norte-americanos, agora parecem ter invertido as relações.

O fato é que tudo isto está relacionado com os avanços tecnológicos intensos na China, chegando com as dimensões chinesas nos cartões de créditos, ultrapassando os PCs. Enquanto nos Estados Unidos se procura a simplificação, os chineses parecem permitir tudo dentro do mesmo aplicativo.

Tudo indica que os chineses estão tirando partido das suas dimensões, sendo inovadores nos negócios. No fundo, tudo isto é tecnologia. Se houver alguma imprecisão, perdoem-me e proponham as correções.


2 Comentários para “China Supera o Vale do Silício na Tecnologia dos Celulares”

  1. Henrique Tavares de Lima
    1  escreveu às 20:12 em 4 de agosto de 2016:

    A China é um país que só copia !

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 05:01 em 5 de agosto de 2016:

    Caro Henrique Tavares de Lima,

    Isto que V. afirma é coisa do passado e não deve se alimentar estes preconceitos. Sugiro que V. visite aquele pais para conhecer o que se faz por lá. Os três maiores e mais rápidos computadores do mundo estão hoje na China, que chegam a processar um trilhão de informações num segundo.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: