Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Hambúrguer Sem Carne

3 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002Há uma forte onda atual para o consumo do hambúrguer, mas existem os que evitam carnes. Uma nova alta tecnologia foi desenvolvida na Universidade de Stanford com o uso do sangue existente em alguns vegetais.

Foto do hambúrguer sem carne da Impossible Food, publicada no artigo da Folha de S.Paulo

Uma nova onda parece se espalhar pelo mundo com a volta do aumento do consumo de hambúrguer, que também atinge o Brasil. Mas existem os que não consomem carne e o bioquímico Patrick Brown, da Universidade de Stanford, conhecido nos anos 90 por ser um dos criadores do método de análise do DNA e que é também um dos fundadores da revista científica Plos, acabou desenvolvendo um sem utilização de carne, com sabor e aparência da mesma.

O seu hambúrguer foi criado pela empresa Impossible Foods, usa uma salada de qualidade, e tem aparência de um suculento hambúrguer avermelhado por dentro, com sabor e cheiro de carne. Ele utiliza a proteínas da batata, trigo, óleo de coco e melão, segundo um artigo de Phillippe Watanabe, publicado na Folha de S.Paulo.

O segredo do novo hambúrguer seria o heme, uma molécula presente em alguns vegetais que possui ferro e é importante no transporte do oxigênio no corpo humano. Também considerações ambientais foram levadas em conta e este novo hambúrguer consumiria um quarto de água do convencional. A empresa produtora afirma que são capazes de produzir qualquer tipo de carne ou laticínio destes vegetais.

Certamente, trata-se de uma novidade que vai atender parte deste mercado, utilizando tecnologias de ponta e deve espalhar-se rapidamente pelo mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: