Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Yuriko Koike Eleita Governadora de Tóquio

1 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

imageEsta política de 64 anos, Yuriko Koike, já veio exercendo muitos cargos importantes no Japão, sendo influente no LDP – Partido Democrático Liberal, que vem dominando a política daquele país.

Yuriko Koike, a primeira governadora de Tóquio, na foto publicada no artigo do Yomiuri Shimbun

Yuriko Koike, uma política diplomada na Universidade de Cairo, veio exercendo uma série de cargos importantes no Japão, como membro do LDP – Partido Liberal Democrático, que vem dominando a política naquele país no pós-guerra, com curtos períodos sob comando de outros partidos. Ela já foi ministra da Defesa, liderou a importante Comissão que estabelece as diretrizes políticas do seu partido e foi eleita agora a primeira governadora de Tóquio, num país onde as mulheres estão conquistando cargos importantes, mesmo mantendo uma orientação considerada bastante machista que está sendo rapidamente superada.

Ainda que possa parecer contraditório, na Ásia muitas dirigentes estão ocupando posições de destaque, chegando ao comando de um país, como já é tradicional nas Filipinas, ocorre na atual Coreia do Sul bem como em outros países da região. No Japão, nas famílias, as mulheres é que decidem as orientações econômico-financeiras, sobre a educação dos filhos e outros aspectos fundamentais, mesmo que aparentem ser submissas aos homens nos comportamentos públicos, uma realidade que está sendo mudada rapidamente. Mesmo com poucas executivas nas posições de comando de empresas, por enquanto.

Com esta eleição numa grande metrópole japonesa, que influi até nas políticas internacionais, não seria de se estranhar que ela chegue nas próximas décadas à primeira-ministra num país que carece de fortes lideranças políticas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: