Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Abertura das Paraolimpíadas

8 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Mesmo com as naturais limitações da cerimônia de abertura das Paraolimpíadas de 2016, quem não ficou emocionados com apresentação pode ter deficiências maiores do que os atletas.

clip_image002

Emocionantes demonstrações para a superação das limitações

Assistindo ao desfile das delegações dos participantes da Paraolimpíada de 2016, não há como deixar de se emocionar. O espetáculo é todo dos participantes, com suas variadas limitações de movimentos, visão, membros e todo o mais que nos deixa conscientes das nossas limitações, envergonhados por não lutarmos mais acirradamente para superá-las.

São muitas centenas de cadeirantes, outros atletas que necessitam do auxílio de diversos aparelhos, todos lutando para superar suas limitações, demonstrando que são seres humanos que enfrentam de frente suas dificuldades, não aceitando serem cerceados nas suas atividades por causa delas.

É evidente que existem fatos mais chocantes, como o salto de um cadeirante pelo espaço, ou a queda de uma atleta que transportava a tocha paraolímpica debaixo de chuva, mas é o conjunto de todos os participantes que mais impressiona. Sua alegria em estar presente em disputas internacionais com esta magnitude, não importando se serão premiados. Só a participação é uma demonstração que eles venceram suas limitações, envergonhando os que se sentem normais e se queixam das dificuldades enfrentadas no cotidiano.

clip_image004

Foto da entrada das delegações na cerimônia de inauguração da Paraolimpíada de 2016

Vamos ter alguns dias de disputas que certamente ressaltarão alguns com seus feitos, mas todos já são vencedores e dão demonstrações de superação nas suas lutas cotidianas. Eles devem ser cumprimentados pelos esforços extraordinários que realizam, mais emocionantes do que de pessoas que se consideram normais, sem estarem conscientes de suas limitações. Todos já merecem suas medalhas de reconhecimento.

Pouco importa quem estará nos pódios ou as delegações que mais obtiverem medalhas de qualquer tipo. Só o fato de chegarem ao Rio de Janeiro e participar desta Paraolimpíada de 2016 já merece um registro de grande admiração. Parabéns a todos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: