Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Banco de Dados de Informações Genéticas

19 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002Estão ocorrendo avanços na medicina genética de forma que os dados elevados de japoneses possam auxiliar nas tendências de algumas doenças e seus tratamentos.

Gráfico publicado no artigo do Yomiuri Shimbun

Ainda que já exista nos Estados Unidos um banco de dados genéticos de cerca de 170 mil norte-americanos, os japoneses acreditam que diferenças étnicas podem determinar alterações no comportamento de algumas doenças, como o câncer, enfermidades intratáveis, infecciosas e demências.

O jornal Yomiuri Shimbun, junto com a agência governamental Japan Agency for Medical Research and Development (AMED), está criando este banco de dados para utilizar as informações genéticas dos pacientes de pesquisas para doenças relevantes e seus métodos de tratamento.

As autoridades médicas japonesas admitem que possam existir evoluções diferentes das doenças dependendo da etnia, tanto que os medicamentos desenvolvidos no Ocidente passam por testes adicionais com populações de origem japonesa para se verificar sua eficiência. Estes dados devem ser relevantes para a medicina do futuro. Eles esperam ter uma versão experimental em 2017 para poder funcionar plenamente em 2018. Contam com um orçamento de cerca de US$ 80 milhões para tanto.

Este tipo de orientação também tem utilizado testes efetuados com nikkeis nascidos no exterior que tenham antepassados japoneses. Muitas universidades e instituições de pesquisas médicas do Japão vêm publicando artigos sobre o assunto, mas os dados ainda não estão uniformizados. Quando existirem mutações genéticas diferentes das sequências normais haveria possibilidade de identificação das doenças e possíveis métodos para o seu tratamento.

Para tanto também estão sendo utilizados os computadores com o uso de inteligência artificial para que as informações úteis sejam tratadas com prioridade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: