Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Força do Relacionamento Para a Vida Longa e Feliz

8 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo elaborado por Rachel Botelho foi publicado na Folha de S.Paulo relatando uma longa pesquisa efetuada na Universidade de Harvard, indicando que os relacionamentos de uma pessoa, como de um casal ou amigos, ajuda numa vida longa e feliz, se não houver o uso do tabaco e excesso de álcool.

Foto ilustrativa do artigo publicada na Folha de S.Paulo, mostrando um casal usufruindo do outono, num jardim com inspirações japonesas

Segundo a autora, existem fragmentos de pesquisas que vêm acompanhando um grupo de 268 alunos de Harvard desde 1938 e o psiquiatra Robert Waldinger tornou-se uma celebridade com base nos dados destes levantamentos. Indicam que, mesmo com altos e baixos, a força dos relacionamentos com familiares e amigos é relevante, somada à abstenção do cigarro e o excesso de bebidas alcoólicas. Além de tornarem as pessoas mais felizes, as tornam mais saudáveis, segundo a entrevista concedida pelo profissional para a redatora do artigo.

As pesquisas levantaram dados de oito décadas e comprovam que quem se aposenta e renova os relacionamentos também se beneficia. Os jovens que vieram de famílias problemáticas foram envolvidos nas pesquisas, cujos questionários são renovados a cada dois anos. Também dados sobre o envelhecimento foram adicionados, mostrando que a solidão não ajuda e os exercícios físicos colaboram com a preservação.

Dados mais completos são colhidos a cada cinco anos e parecem lógicos ao indicar que estes relacionamentos são importantes. Os que apresentam tendências para isolamentos devem se esforçar para cultivar estes relacionamentos que contribuem para sua saúde como a manutenção de sua felicidade. Os brasileiros que tendem a ser mais sociáveis devem ser estimulados a manter estes hábitos que os diferenciam de muitos outros povos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: