Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Indícios do Mau Funcionamento dos Mecanismos de Mercado

13 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002As muitas manifestações populares que se multiplicam pelo mundo com jovens desempregados ou desmotivados, bem como a existência de monstruosas capacidades ociosas como na China, são indícios que os mecanismos de mercado não estão sendo suficientes para resolverem muitos problemas, principalmente quando aspectos políticos acabam se tornando importantes, inclusive com o exagero na concentração da renda e do patrimônio. (Foto: Mesmo depois do impeachment da Dilma Rousseff, as manifestações populares continuam ocorrendo, agora contra o governo Michel Temer)

É evidente que no Brasil o governo de Michel Temer ainda não teve tempo para mostrar a que veio, mas, tanto na Europa como em outras partes do mundo, manifestações populares de insatisfação estão ocorrendo, sem que os dirigentes políticos consigam atender as reivindicações. Um artigo publicado por Tadanori Yoshida, do Nikkei Asian Review, informa que até na China, que tem um regime político bastante fechado, os mecanismos de mercado não se mostram eficazes para a eliminação das monstruosas capacidades ociosas decorrente da desaceleração do seu crescimento econômico. Em muitos países emergentes, repetem-se dificuldades, como na Índia, pois reformas importantes estão sendo exigidas, mas não são fáceis de serem executadas, agravadas por tendências protecionistas que se alastram pelo mundo.

As grandes mudanças, além dos mecanismos de mercado, exigem atuações corajosas dos governos, que nem sempre encontram congressistas em seus parlamentos conscientes de que é preciso sacrifícios para preparar a recuperação futura. Todos anseiam atender a seus interesses sem que reformas significativas possam ser adotadas, notadamente em aspectos como a Previdência Social, que exige tempo para apresentar soluções razoáveis.

Muitos imaginam que medidas nacionalistas possam preservar seus interesses, mas, com a retração da tendência de aumento do comércio mundial, as soluções acabam ficando mais difíceis. Os investimentos em educação e saúde, bem como preparo dos recursos humanos para tarefas novas, exigem esforços significativos. Pesquisas precisam propiciar o aumento da produtividade, exigindo que unidades obsoletas de produção sejam sacrificadas.

Nem sempre estas eliminações de unidades ineficientes podem ser compensadas rapidamente com novos empregos, como está acontecendo na China. A coordenação adequada de todas as atividades econômicas não é fácil de ser obtida. E também os fluxos financeiros de um setor para outro não ocorre com facilidade, havendo os que preferem resultados financeiros imediatos mesmo no exterior.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: