Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Significativas no Empresariado Japonês

26 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Os empresários japoneses há algumas décadas se consideravam eficientes e tinham até um preconceito com relações aos de origem estrangeira, mas o artigo publicado na edição impressa do Nikkei Asian Review sobre Masayoshi Son, da Softbank, de origem coreana, mostra que as coisas estão mudando no Japão.

Capa da edição impressa do Nikkei Asian Review com Masayoshi Son, da Softbank

Enquanto muitas grandes e tradicionais empresas japonesas ainda contam com dirigentes burocratas que nem sempre são acionistas importantes das mesmas e encontram-se em relativa estagnação, empresários de origens estrangeiras consolidam seus destaques adotando orientações agressivas para se tornarem importantes no mundo, sendo que alguns possuem o controle patrimonial de suas empresas. Dirigentes como o brasileiro de origem francesa Carlos Ghosn, que comanda atualmente a Nissan-Renault, influindo decisivamente na recuperação da Mitsubishi Motors, ou Masayoshi Son, empresário japonês de origem coreana que antes sofria até certa discriminação no país, com suas agressividades empresariais acabam ganhando um expressivo espaço no meio japonês, com uso intenso da mídia japonesa.

Estes novos empresários que se destacam assumem riscos elevados com uma agressividade que nem sempre é bem vista no Japão. Conheci-o pessoalmente e teria receios em empreendimentos conjuntos pelo seu comportamento agressivo do ponto de vista empresarial. Associações com Jack Ma, da Alibaba, da China, ou Terry Gou, da Foxconn, de Taiwan, são ousadas e chegam a assustar os mais conservadores. Agora, Masayoshi Son adquire a ARM visando o futuro da informática pelo controle de poderosos chips, pensando até nos veículos que se moverão sem motoristas, considerado de grande potencial nas próximas décadas.

clip_image004

Masayoshi Son do Softbank com Jack Ma do Alibaba e Terry Gon do Foxconn na foto constante do artigo do Nikkei Asian Review.

Todos sabem que Jack Ma, de nacionalidade chinesa, começou sua carreira como um simples professor de inglês e conseguiu levantar substanciais recursos com as chamadas operações de IPOs no mercado financeiro, figurando hoje internacionalmente com um dos líderes nas vendas pela internet e utilização de smartphone que permitem até a sua participação em operações financeiras de forma segura, competindo com os cartões de crédito. Hoje é considerado com um dos empresários em visível ascensão no mundo.

softbank

Gráfico dos resultados obtidos pela Softbank, constante do artigo no Nikkei Asian Review

Masayoshi Son assombra o mundo com sua aquisição da ARM revelando em suas entrevistas uma visão de longo prazo destacando as tecnologias relacionadas com o smartphone e a informática no futuro da economia mundial. Também se utilizada das IPOs quando existem recursos substanciais no mundo esperando empresários agressivos, que chegam à beira dos riscos máximos com suas ousadias.

Ele é dos que acreditam que os robôs serão dotados de inteligência artificial que superam as dos seres humanos. Imagina que em 2018 os computadores contarão com mais de 30 bilhões de possibilidades dos chips superado os neurônios humanos. Ele utiliza os conhecimentos de “go” um jogo estratégico japonês, e imagina pensar 50 lances para frente. Também se mostra flexível nas mudanças de táticas dependendo das mudanças que vão ocorrendo no mercado, como se fora um boxeador numa luta.

Parecem indícios de um novo cenário empresarial no mundo, com empresários que assombrar os mais conservadores com suas disposições de tomarem riscos, captando volumosos recursos no mercado financeiro mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: