Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Significativas no Japão?

16 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002Talvez obrigado pelas atuais circunstâncias, estariam ocorrendo mudanças significativas no Japão, que eram difíceis de serem cogitadas no passado. Entre outros fatos, uma troika de políticas japonesas passou a ocupar postos chaves naquele país.

Uma troika de políticas japonesas ocupa posições chaves no Japão, numa foto constante do artigo publicado no The Japan Today. Da esquerda para a direita, a ministra da Defesa Tomiko Inada, a líder do Partido Democrata, Renho Murata, e a governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

Um artigo foi publicado por Ken Moritsugu no The Japan Today com dados que seriam difíceis de imaginar no Japão há uma década. Uma troika de três políticas de destaque assumiu papéis importantes naquele país, começando pela mais conhecida, a governadora de Tóquio Yuriko Koike, que já ocupou cargos importantes no PLD – Partido Liberal Democrata, como de ministra da Defesa, presidente da Comissão de Diretrizes Políticas do seu partido, que deteve o comando do país na maior parte de sua história depois da Segunda Guerra Mundial. Formada no Egito, fala inglês com desembaraço, tornou-se conhecida como apresentadora de TV no Japão e elegeu-se governadora de Tóquio contra o candidato oficial do seu partido, ela que pode ser considerada uma veterana, pois conta hoje com 64 anos de idade. Deve comandar as Olimpíadas de 2020 em Tóquio, sendo crítica aos elevados custos das obras e adiou a mudança do mercado de peixe de Tsukiji pelos seus problemas ambientais. Apesar de enfrentar a máquina administrativa do governo, ela é popular entre os eleitores japoneses.

A segunda política seria Renho Murata, 48 anos, que se tornou a líder do Partido Democrata, que, sendo de oposição ao atual governo, é a principal alternativa a assumir o poder no caso da queda do governo Shinzo Abe, no regime parlamentar adotado pelo Japão. Ela, que utiliza somente o seu primeiro nome na política japonesa, nasceu em Taiwan com o nome Hsich Lien-fang, tendo a mãe japonesa e o pai taiwanês. Também se tornou conhecida como personalidade no noticiário da TV no Japão, sendo crítica dos burocratas e desperdícios governamentais.

A ministra da Defesa Tomomi Inada, advogada de 57 anos, tem chamado a atenção do eleitorado japonês, pois questiona as atrocidades cometidas pelos japoneses na Segunda Guerra Mundial, bem como os tratamentos falhos dos responsáveis pelo conflito internacional da época. Existe no Japão quem afirme que Shinzo Abe está a preparando para sua possível sucessão e no atual governo adota posições mais moderadas, afirmando serem posições do governo. Ela também ocupou a posição de liderança nas diretrizes políticas do seu partido.

Observa-se também que alguns empresários estrangeiros estão se destacando no Japão, como o brasileiro Carlos Ghosn, que comanda a Nissan-Renault. Ele também está orientando a reestruturação da Mitsubishi Motors, que passa por dificuldades. Também Masayoshi Son, empresário japonês de origem coreana, comanda a Softbank, que vem se destacando inclusive no exterior.

São mudanças importantes que mostram que o Japão está sendo forçado a adaptações para sair da atual estagnação econômica.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: