Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Provocativos Lançamentos de Mísseis da Coreia do Norte

8 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Os problemas enfrentados pela Coreia do Norte, praticamente isolado do resto do mundo, parecem conduzir a provocativos lançamentos de mísseis que promovem reações fortes dos seus vizinhos, notadamente do Japão, da Coreia do Sul e até da China.

clip_image002

Mapa constante do artigo publicado no Yomiuri Shimbun, do Japão

Como se sabe, a Guerra da Coreia continua latente, pois não houve até agora uma divisão oficial entre o Norte e o Sul com um acordo de armistício. Existe uma zona desmilitarizada mantida com a ajuda de alguns países, não as Nações Unidas, separando a do Norte, mais rico em recursos naturais como populoso em relação à do Sul, que recebeu o suporte dos Estados Unidos e seus aliados e hoje está mais desenvolvido. A do Norte, governado por longo tempo pelo ditador Kim II-songm, efetuou fortes investimentos militares e hoje é aparentemente comandada pelo seu filho e sucessor Kim Jong-um, mas existe um esquema militar que possui um grande poder, não se sabendo quem toma as principais decisões nesta área dos mísseis.

Do ponto de vista econômico, a Coreia do Norte parece estar adotando uma flexibilidade, até admitindo atividades privadas sem alarde destas alterações, mas os esforços militares consomem muitos dos seus recursos e o padrão de vida da população continua lamentável, não havendo sinais de distensões políticas. Estes lançamentos parecem forçar as mudanças dos principais países envolvidos com estas questões, sem que fique claro qual o objetivo perseguido.

O Japão e a Coreia do Sul temem que eventuais erros provoquem a queda destes mísseis em seus territórios, pois nas águas territoriais controladas por eles já estão sendo invadidas, com riscos para os seus navios comerciais e pesqueiros. Ninguém imagina que a Coreia do Norte consiga forçar a negociação política com seus vizinhos para uma trégua nestes esforços militares. Nem mesmo a Rússia e a China apoiam tentativas descontroladas, como as promovidas pelo Norte, ainda que não pressionem o suficiente para a sua eliminação.

Nem mesmos analistas especializados nestes assuntos de segurança conseguem constatar claramente quais os objetivos perseguidos. Da parte dos aliados dos Estados Unidos, a tendência é a instalação de um sistema de abate destes mísseis quando lançados e tenham direções para os territórios e os mares dos seus países vizinhos.

Não se consegue visualizar, além da vantagem de manter o povo do Norte envolvido com este esforço de guerra sem nenhuma possibilidade de condições práticas. Mas, como se ensinavam os estrategistas chineses, não se podem minimizar as loucuras dos potenciais inimigos, pois tudo isto aumenta o sentimento de insegurança das populações daquela região da Ásia.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: