Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Restaurantes de Carnes na China

14 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002Depois do aumento da demanda por peixes na China, constata-se agora um incremento do consumo de carne de qualidade que está sendo vendida em lojas de departamento, começando com a australiana, mas espera-se que a brasileira também abocanhe uma parte deste mercado promissor.

Carnes bovinas frescas estão sendo oferecidas nas lojas de departamento da China

O mercado da classe média chinesa está se sofisticando e novos hábitos estão se multiplicando naquele país. Um artigo elaborado por Kosuke Okame, um consultor de pesquisa de mercado em Xangai, informa que mais de mil estabelecimentos, principalmente naquela cidade como em Hangzhou, estão oferecendo carnes frescas preparadas na hora para os consumidores locais, chegando um pedaço de 150 gramas a custar cerca de US$ 12.

Quem acompanhou o que aconteceu na Ásia, como no Japão, observaram que inicialmente as carnes australianas com preços mais acessíveis eram as pioneiras, mas com o tempo as churrascarias brasileiras conseguiram firmar-se oferecendo rodízios que muitos japoneses aprenderam a apreciar no Brasil. Como a carne brasileira está sendo possível de ser exportada para aquele país com a redução das exigências sanitárias, muitos acabam apreciando a dos zebuínos como o Nelore, que mesmo mais firme apresenta sabores mais ricos, podendo ser oferecida a preços mais atrativos. Espera-se o que ocorreu no Japão possa ser repetido na China, um mercado gigantesco com boas perspectivas.

Os chineses não tinham o hábito de comer carne bovina de diversos tipos na forma de bifes. Normalmente, fatias pequenas eram consumidas com vegetais, mas com muitos turistas chineses visitando países estrangeiros eles estão apreciando os aromas de porções mais generosas, com tipos de temperos ocidentais, com espessuras mais interessantes e também malpassadas.

Muitas destas carnes são oferecidas refrigeradas e apresentadas de variadas formas, mostrando que o mercado chinês está se sofisticando, apresentando boas perspectivas para as exportações brasileiras.



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