Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Temperatura no Mundo

12 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Os dados coletados pelas principais agências do mundo, sistematizados pela NASA são preocupantes para este ano de 2016, mostrando que possivelmente o recorde de altas temperaturas dos registros existentes será atingido.

Mapa divulgada pela NASA mostrando que as temperaturas próximas ao Ártico, mais escuras, estão extremamente elevadas

Os dados divulgados pela National Oceanic and Atmospheric Administration dos Estados Unidos mostram que é o 11º mês consecutivo que se registra um recorde nos dados existentes, indicando que 2016 deve atingir o terceiro ano mais elevado. É o que informa Gavin Schmidt, diretor do NASA’s Goddard Institute for Space Studies, e divulgado num artigo de Tom Randall, publicado no site da Bloomberg.

Os registros existentes já cobrem 137 anos e são coletados pela NASA – Agência Espacial norte americana, NOAA – Agência Norte-Americana para a Administração Oceânica e Atmosférica e pela Japan Meteorological Agency e são os mais confiáveis, mostrando que não há precedente nos registros modernos de clima.

clip_image004

O gráfico publicado pelo artigo do site da Bloomberg mostra em vermelho mais forte os dados de 2016, comparados com os outros de 137 anos passados

Março deste ano foi o mais quente de todos os registros existentes e os especialistas afirmam que, com 99% de probabilidade, este ano de 2016 deve ser o mais quente dos registros existentes, provocando a aceleração do degelo e elevação do nível do mar, e uma série de irregularidades climáticas em todo o mundo, como já existem registros na Ásia e nos Estados Unidos.

Estes dados induzem a monstruosos fenômenos como El Niño e La Niña, que provocam secas em determinadas regiões e inundações em outras, prejudicando a produção agropecuária como a que vem ocorrendo no Brasil e incêndios como os observados na Califórnia e na Austrália.

Não existe uma ligação direta e científica deste aquecimento com o global, que está sendo provocado pelo lançamento de poluentes na atmosfera pela humanidade, mas existem desconfianças que podem estar ligados, além das flutuações milenares que ocorrem no Globo com a sua temperatura.

A preocupação que pode ser levantada é que a meta de contenção do aquecimento de 2% ao ano estabelecida em Paris seja insuficiente para evitar o aumento das irregularidades climáticas. Já existem iniciativas como nos Estados Unidos em que as regiões próximas aos oceanos sejam protegidas como já existe na Holanda, onde áreas que se situam abaixo do nível do mar não sejam inundadas, o que certamente só pode ser feito em escala limitada.

Também no Brasil, o mar está avançando sobre o litoral como na região de Olinda, ao longo de décadas. As regiões ao nível do mar devem acabar sendo afetadas na medida em que os degelos estão se acentuando em muitas partes do mundo. Também existem necessidades prementes que novas variedades de cereais e outros alimentos estejam preparados pelas pesquisas para serem produzidos com secas ou excessos de chuvas, como já vem ocorrendo com o arroz na Ásia.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: