Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Uma Ideia Saudável que Ganha Corpo nos EUA

30 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia e Saúde | Tags: , ,

clip_image002Todos sabem que o chá verde muito utilizado pelos japoneses é considerado saudável. Na forma do matchá utilizado originalmente nas cerimônias de chá, como são pós-produzidos das próprias folhas com um mínimo de água fervida, a infusão produz um sabor agradável que está ganhando novas formas de consumo nos Estados Unidos, adaptados às suas preferências.

Ilustração constante de um artigo publicado no site da Nikkei Asian Review

Uma matéria elaborada por Elisabeth Rosen e publicada no site da Nikkei Asian Review informa sobre uma nova onda saudável que está se propagando nos Estados Unidos, permitindo que o matchá, o chá verde em pó utilizado nas cerimônias de chá, seja consumido em diversas novas formas. Uma loja no Soho, em Nova Iorque, chamada Cha Cha Matcha, já está vendendo o matchá ao lado do tradicional café, efetuando adaptações para os consumidores norte-americanos.

A ideia nos Estados Unidos foi de Henry Crosby que experimentou o matchá por acreditar que era mais antioxidante que o chá verde, pois sendo o matchá produzido diretamente das folhas tenras de chá, sem serem transformados em infusões com águas fervidas, tinha mais sabor e poderia ser mais antioxidante. Ele lançou a versão engarrafada como refrigerante com o uso do mel e agave, que está sendo vendido em muitos lugares. Informa-se que este mercado está crescendo 10% ao ano, procurado pelos consumidores voltados para os produtos saudáveis.

Segundo o artigo, a Euromonitor informa que os norte-americanos beberam mais 40% de chá verde em 2014 quando comparado com 2000, chegando este ano a US$ 4,3 bilhões. Já existem grandes empresas multinacionais como a Nestlé interessadas neste segmento e muitas marcas estão no mercado. Já informamos neste site que o matchá está sendo utilizado no Brasil na produção de muitos confeitos e bolos, como no Japão.

A In Pursuit of Tea e até a Starbucks já vende o matchá orgânico da Teavana, havendo também uma versão em saquinhos, sendo comercializado pela internet pela Amazon. Os japoneses estão utilizando um fundo público-privado para difundir o chá verde em escala mundial, pelo chamado The Cool Japan Fund. Tudo está dentro da onda de produtos saudáveis e procura de bem-estar.

As mais variadas combinações estão sendo lançadas, como o matchá com água de coco. O matchá apresenta a facilidade de ser consumido e carrega a fama de ser saudável e antioxidante. Os brasileiros devem estar atentos à possibilidade de sua exploração no mercado local, pois já existem todas as condições para se tornar também um mercado importante.



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