Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Mandioca Bastante Consumida no Brasil

28 de outubro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , | 2 Comentários »

Se existe neste imenso país um produto que é consumido de formas diferentes, dependendo das regiões, é a velha mandioca que vinha sendo cultivada pelos indígenas e frequenta até os restaurantes mais refinados. Mas que ainda não é aproveitada em todas as suas potencialidades.

clip_image002

Esquema constante do artigo publicado no suplemento Paladar do Estadão

A edição do Paladar do jornal Estadão faz um rápido apanhado deste produto básico para a alimentação dos brasileiros, que, dependendo da região do país, ganha destaques diferentes. No Norte brasileiro, principalmente na área Amazônica, muito se consome da chamada mandioca brava, de onde se extrai o tucupi, utilizado em alimentos diferentes como no famoso “pato no tucupi”, e que fornece também uma farinha mais amarelada muito apreciada na produção do pilão e outros complementos. Já no Centro Sul do país, predomina o uso da mandioca mansa, com graus diferentes de amido nas suas farinhas, sendo que no Nordeste com mais amido permite a produção de saborosas tapiocas com sabores diferentes, desde os salgados aos doces.

Também as mandiocas são bastante consumidas fritas, na forma assemelhada das fritas de batatas, ou com outros legumes e tubérculos para acompanharem carnes e peixes. As suas muitas farinhas são utilizadas, desde nas feijoadas como para comporem outros pratos popularmente apreciados.

Muitos consomem produtos como o sagu ou polvilho sem saber que são derivados da mandioca. Quando houve dificuldades com o trigo, ainda muito importado, foi a mandioca a salvação dos brasileiros, inclusive para pães hoje pouco encontrados. Existem distorções sobre o uso de bebidas pelos indígenas na sua forma fermentada, como se fora o consumo do álcool, quando para as jornadas que exigem grandes esforços elas são as base das alimentações de muitos nas florestas.

Existem potencialidades que não são aproveitadas no exterior, principalmente. O famoso “pão de queijo”, hoje conhecido praticamente em todo o mundo, no Japão, por exemplo, só dá crédito ao Brasil pelo nome que é conhecido. O queijo é proveniente da Austrália ou da Nova Zelândia e a mandioca costuma ser da Tailândia.

Houve um período em que a mandioca foi cogitada para a produção do etanol, depois de fermentada. Não se percebeu na ocasião que a produção da mandioca no Brasil é feita em pequena escala, não havendo grandes plantações para favorecer pesquisas contra a propagação das pragas, que acabaram com o projeto. Estes produtos exigem pesquisas constantes para os seus aperfeiçoamentos, para aumento das suas produtividades como das resistências às pragas.

Certamente, dentro da ampla biodiversidade brasileira, a mandioca tem ainda potencialidades para vários usos e suas qualidades não são conhecidas de forma científica, mas somente pelo uso popular. Enriquecer a dieta dos brasileiros e descobrir novos usos para este importante tubérculo parece algo que pode ser feito com facilidade, havendo muitos pesquisadores e instituições habilitadas para tanto.

A mandioca é relativamente barata, de produção sem grandes complicações, sendo muitos de pequenos produtos agrícolas sem preparações sofisticadas. Estes produtos tão apreciados pelos brasileiros merecem atenção dos muitos programas como os televisivos, que dedicam mais atenção aos produtos exóticos.


2 Comentários para “A Mandioca Bastante Consumida no Brasil”

  1. Cláudia
    1  escreveu às 11:10 em 2 de novembro de 2016:

    “PRECISAMOS SAUDAR A MANDIOCA, UMA DAS MAIORES CONQUISTAS DO BRASIL.”

    Disse nossa saudosa grande “presidenta” Dilma Rousseff, num discurso oficial, abaixo parte da famosa fala:

    “Nenhuma civilização nasceu sem ter acesso a uma forma básica de alimentação e aqui nós temos uma, como também os índios e os indígenas americanos têm a deles. Temos a mandioca e aqui nós estamos e, certamente, nós teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento de toda a civilização humana ao longo dos séculos. Então, aqui, hoje, eu tô saudando a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil”, disse Dilma de um fôlego só”.

    Além da “presidenta” surpreender ao fazer um cumprimento especial “à mandioca” ela também criou uma nova categoria na evolução humana: as “mulheres sapiens”.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 14:20 em 3 de novembro de 2016:

    Cara Cláudia,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: