Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Erva Mate Volta a Merecer Atenção

13 de outubro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002[4]Mesmo produtos que são utilizados há muito tempo no Brasil nem sempre são conhecidos nas suas qualidades para os mais variados usos, como medicinais e outros pouco conhecidos.

Erva mate utilizada para o chimarrão que tem qualidades para outros estudos, na foto que ilustra artigo publicado na Folha de S.Paulo.

Um artigo de Estelita Hass Carazzai, publicado na Folha de S.Paulo, informa sobre uma reunião realizada em Curitiba por iniciativa da Embrapa Floresta, que reuniu pesquisadores e produtores de erva mate tradicionalmente utilizada no Brasil, principalmente na região Sul, para o chimarrão. Já havia indícios de que este produto tinha componentes que poderiam ser utilizados para outras finalidades.

Pesquisadores confirmam que há um componente conhecido como saponina, utilizado como detergente e limpeza de rações para animais. Pesquisas adicionais podem confirmar que podem ser utilizados como base para medicamentos, larvicidas, relaxantes e cosméticos. Um dos pioneiros nestes estudos é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Todos sabem que a erva-mate é rica em cafeína, podendo ser utilizada como energéticos, combater a malária e reduzir o colesterol. Um pesquisador da Embrapa Florestas, Ivar Wendling, sugere que patentes sejam obtidas para que não sejam vendidas somente como folhas para chá.

Já existem até no exterior algumas patentes relacionadas com a erva-mate, sabendo que além de chás também alguns produtos cosméticos já estão sendo comercializados, incluindo empresas como a Natura e o Boticário. Com pesquisas adicionais poderiam ser transformados em produtos comerciais de maior escala, voltando-se também para o exterior que demanda produtos de origem natural para suplementos alimentares, podendo se chegar a medicamentos.

As potencialidades como antioxidantes são elevadas. Haveria componentes para funcionarem contra radicais livres, ajudando a reduzir o ritmo do envelhecimento dos seres humanos. Informa-se que seriam três vezes mais poderosos que alguns vinhos de qualidade para estas finalidades. Informa-se que até a Coca-Cola teria adquirido a Mate Leão visando o mercado de bebidas saudáveis.

Como a erva-mate, existem outros produtos utilizados tradicionalmente no Brasil que, com um pouco de pesquisa, poderiam determinar os componentes que favorecem a saúde e poderiam ser transformados em produtos comerciais tanto para o mercado interno como internacional.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: