Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Imagem do Governo Michel Temer

20 de outubro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , | 8 Comentários »

Os resultados obtidos pela pesquisa de opinião encomendada pela CNT para a empresa MDA indicam que o governo Michel Temer, que ainda não implementou as medidas mais impopulares, já está avaliado criticamente, mas é preciso que continue efetuando as correções indispensáveis.

clip_image002

Gráficos publicados pelo artigo no Valor Econômico

Comparando os resultados da pesquisa de opinião apurados pela MDA a pedido da CNT – Confederação Nacional de Transportes dos atuais (outubro de 2016) com os anteriores (junho de 2016), verifica-se que os que consideram o governo Michel Temer negativamente ou regular aumentaram, enquanto os positivos aumentaram pouco e os que não sabem ou não responderam caíram sensivelmente. Aumentaram os que desaprovam o desempenho pessoal de Michel Temer, sendo que nas atuais intenções de voto Lula da Silva continua com dados mais elevados, quando comparados com seus possíveis concorrentes.

É verdade que a pesquisa foi feita com uma amostra pequena de 2.002 pessoas, entre os dias 13 a 16 de outubro, em todo o Brasil. As perspectivas de melhora aumentaram, inclusive para o emprego, ainda que ligeiramente. Os dados estão mais negativos do que quando Dilma Rousseff se encontrava no governo.

Cerca de 40% dos entrevistados ouviram falar da PEC do teto dos gastos e entre eles cerca de 60% aprovam a medida. Ainda que seja muito prematuro avaliar a intenção de voto para as próximas eleições presidenciais, os resultados não são favoráveis a Michel Temer, mas ao seu principal adversário Lula da Silva. Espera-se que o atual governo não exagere nas considerações dos resultados destas pesquisas, que costumam apresentar sensíveis variações ao longo do tempo. Mas Michel Temer precisa estar disposto a tomar medidas impopulares para efetuar as correções que se tornam indispensáveis para o país.


8 Comentários para “Imagem do Governo Michel Temer”

  1. Simone Aparecida
    1  escreveu às 20:02 em 20 de outubro de 2016:

    Caro Yokota:

    O senhor notou que o Lula ainda é muito querido pelo povo? Certamente, ele será, mais uma vez, o nosso presidente. Trata-se de um homem honesto e capaz.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 07:58 em 21 de outubro de 2016:

    Cara Simone Aparecida,

    Obrigado pelo comentário. Nem todos concordam com a sua avaliação do Lula.

    Paulo Yokota

  3. Mario
    3  escreveu às 08:28 em 21 de outubro de 2016:

    Pois é, mas segundo o Instituto Paraná Pesquisa, 82% dos brasileiros quer Lula na cadeia ou aposentado!
    Recentemente o Instituto Paraná Pesquisas divulgou uma prévia de como anda o amor dos brasileiros pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente afastada Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (#PT). Os dados foram divulgados pelo jornalista Felipe Moura, da Revista Veja. Praticamente metade dos brasileiros querem que o ex-líder sindical seja preso pelo juiz federal Sérgio Moro, que comanda a principal Operação investigativa do país, a Lava Jato. Outros 34,1% preferem que o petista tenha um destino um pouco menos pior, fora da cadeia, mas bem longe da política. Eles querem #Lula aposentado. Ou seja, somando-se esses índices já temos 80% de brasileiros que não querem Lula para governar, já que presidente não pode gerir um governo atrás das grades.
    Que Fase !

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 15:44 em 23 de outubro de 2016:

    Caro Mario,

    Obrigado pelo comentário. A opinião pública é muito móvel, influenciada pela imprensa e outros interessados. É preciso acelerar a reforma política de forma que os eleitores reflitam as vontades populares de forma mais controlável. O voto distrital misto pode ser uma alternativa.

    Paulo Yokota

  5. JOÃO BAPTISTA GOULART LOPES DE ALMEIDA _
    5  escreveu às 10:27 em 21 de outubro de 2016:

    Bom dia Sr Paulo Yokota, Realmente se permitirem que Lula concorra a reeleição,certamente sairá vitorioso. Não sou partidário de Lula,pois ele consegui acabar com um” sonho” de que a esquerda unida poderia resolver nossos velhos problemas,começando lá atrás quando ,pela sua soberba,Lula impediu Leonel Brizola de ser o candidato das esquerdas no Brasil. E falando em Brizola… a educação é a única saída para o nosso País. Abraço

  6. Paulo Yokota
    6  escreveu às 15:35 em 23 de outubro de 2016:

    Caro João Baptista,

    Cada cidadão deve ter a sua preferência política, que deve ser respeitada. A sua conclusão é que a educação deve ajudar a achar uma saída para o Brasil, mas parece que não se deve confundi-la com a somente proporcionada pelos cursos disponíveis. Ela começa em casa, com o exemplo dos pais.

    Paulo Yokota

  7. Maria
    7  escreveu às 10:10 em 25 de outubro de 2016:

    Pois é, enquanto Temer tenta levantar o Brasil após o desgoverno doPT, Lula foi afastado da campanha eleitoral em Recife.

    Raymundo Costa, do Valor, conta que, para não perder votos, o candidato do PT, João Paulo, “pediu para o ex-presidente não ir a Recife”.

    O colunista continua:

    “Houve época em que os partidos ameaçavam disputar judicialmente a imagem de Lula em Pernambuco, sua terra natal e onde antes batia recordes de votação”.

    Agora o “Amigo” está sujo.

  8. Paulo Yokota
    8  escreveu às 18:13 em 26 de outubro de 2016:

    Cara Maria,

    Obrigado pelo comentário. Na política costuma haver muitas mudanças.

    Paulo Yookota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: